MÁRIO CAMPOS E DAINE FRANGIOSI FALAM DA MEGACANA E DOS AVANÇOS DO SETOR EM 2021
Encerrada ontem (16), com a exibição de seu último programa, a 13ª edição da Megacana Tech Show 2021, a maior feira do setor sucroenergético do Brasil, foi considerada um sucesso. Com mais de 30 mil visualizações, a feira que teve 18 programas on line, durou cinco meses. Com participações relevantes como a do técnico Bernardinho, presidente da Volks, Pablo de Si, CEOs de multinacionais e usinas nacionais e internacionais, a feira disponibilizou ao setor as informações mais importante sobre o mercado financeiro, precificação, crise energética mundial, cadeia de suprimentos, entre outros temas.
Especialistas do Agro, como o Dr. Agro, Marcos Fava Neves, José Luiz Tejon e Kellen Severo trouxeram as informações mais importantes do agro. A equipe da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, Caio Megale, Leonardo Alencar e Fernando Ferreira, comandaram as informações financeiras.
Os patrocinadores e parceiros puderam apresentar os produtos, insumos e serviços mais inovadores para o setor, trazendo informações técnicas para produtores e também para a área industrial do segmento. O presidente da Siamig, Mário Campos e da Canacampo, Daine Frangiosi, falaram sobre os desafios de 2021 para o setor e sobre a Megacana, durante o Dia de Campo, ocorrido na sede da Canacampo.
Segundo Mário Campos, o ano foi desafiador, mas o setor se comportou bem e conseguiu ter uma rentabilidade importante, o que preserva o que foi construído nos últimos anos. “E para fechar tivemos a aprovação da venda direta do Etanol aos postos combustíveis. As usinas que quiserem poderão fazer isso. Estamos falando de uma luta de 30 anos. E falando de Minas Gerais, estivemos recentemente com o Governador de Minas, Romeu Zema, onde pudemos anunciar um investimento vultoso no Estado”, destacou.
Mário Campos estava citando o plano de investimento anunciado pela Siamig, que vai impulsionar a safra do terceiro maior estado produtor (Minas) para 95 milhões de t/ano e não se concentrará apenas em aumentar a produção de açúcar e etanol, mas também a geração de energia a partir da biomassa, a produção de biogás e a irrigação. O investimento será da ordem de R$ 6 bilhões de reais na expansão do setor de cana-de-açúcar em Minas Gerais. “Vamos gerar emprego, renda e riqueza para Minas Gerais”, disse.
Em relação ao restante do Brasil, Mário Campos destacou que não está sendo diferente, pois tem muita coisa sendo feita. Para ele é um momento importante e que mantém o segmento vivo para uma nova fase de crescimento, principalmente no que diz respeito às questões ambientais, de sustentabilidade, além do RenovaBio, que vem para consolidar ainda mais o setor. “Também espero que tenhamos um verão bem chuvoso para aumentar a nossa produção, pois precisamos entregar mais açúcar, mais etanol e energia. Queremos exportar mais e trazer mais divisas para o Brasil”, destacou o presidente da Siamig.
Ele disse também que é preciso atenção ao processo eleitoral em 2022, visto que o setor ainda é dependente de políticas públicas. Para Mário Campos o segmento tem que estar atento e participar do processo, pois é um setor importante para o Brasil.
Megacana
O presidente da Canacampo e produtor, Daine Frangiosi, concordou com o Mário Campos ao falar dos desafios de 2021. Mas ele também acredita que 2022 trarão desafios significativos, mas ainda com preços bons. Em relação a área de atuação da Canacampo, Frangiosi, destacou “que os números foram bons e que já estão trabalhando na próxima safra”.
Em relação à Megacana, Daine lembrou que na reta final, após cinco meses on line, a feira estava de volta “a sua casa”, visto o Dia de Campo, que foi feito de forma presencial na sede da Canacampo, em Campo Florido. O presidente destacou que a feira atingiu seu objetivo, levando as informações necessárias ao setor, além de mostrar que o agro não é o vilão, sempre com manejo sustentável e fornecendo alimento de qualidade para todos.
Frangiosi revelou que a edição 2022 da Megacana Tech Show já está sendo discutida e que trará muitas inovações para o segmento. Ele agradeceu a participação de todos, sejam telespectadores, parceiros e patrocinadores por terem acompanhado a feira até o final, bem como estarem participando presencialmente do evento final.
Dia de Campo
Sobre o trabalho do CADI – Centro de Aprendizagem, Difusão e Inovação, que foi visitado por centenas de pessoas durante o Dia de Campo, entre elas, produtores, CEOs, parceiros, entre outros, o Coordenador Agrícola da Canacampo, Rodrigo Piau, destacou que o CADI apresentou novas variedade de cana, bem como tecnologias, produtos e serviços. Ele lembrou dos desafios do ano, como a seca, geada, e que isto afetou o crescimento da cana no CADI. “Mas isso serviu para que os produtores pudessem ver quais variedades se adequarão melhor a região, bem como os produtos. Entendo que atingimos nosso objetivo”, finalizou.
Doação
Ainda durante o Dia de Campo, os presidentes Mário Campos e Daine Frangiosi fizeram a entrega de uma doação às prefeituras de Pirajuba e Campo Florido, para ações de combate à Covid-19. Os cheques foram entregues aos prefeitos das duas cidades, Airton Alves, o Gauchinho, prefeito de Pirajuba e Renato de Freitas, o Renatinho, prefeito de Campo Florido.
Participações
Além de representantes do setor comercial, de marketing e de gestão de diversas empresas parceiras e patrocinadoras, o Dia de Campo contou com a participação do acionista da Usina Coruripe, Vitor Wanderley Júnior, do CEO da Usina, Mário Lorencatto, dos ex-presidentes da Canacampo, Silvio Castro Júnior, Nelston Kastrel e Marcos Brunozzi. Também esteve presente o presidente da Orplana, Gustavo Rattes, entre outros.
A 13ª edição da Megacana Tech Show, ocorrida em 2021, durou cinco meses. Foram 18 programas todas as quintas-feiras, às 19h. Durante todo este período o programa contou com mais de 30 mil visualizações no youtube. A feira foi idealizada pela Siamig e Canacampo, tendo a Solis Propaganda como a agência oficial. A Megacana foi patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).
Assessoria de Imprensa Megacana