DR. AGRO DESTACA BOAS PERSPECTIVAS PARA O ANO QUE VEM
Em sua última participação na Megacana Tech Show o Dr. Agro – Marcos Fava Neves, destacou que há boas perspectivas para o ano que vem, mas lembrou que é preciso cautela e estratégia. Ele participou do penúltimo programa da feira, exibido na quinta, dia 02. Segundo Fava Neves, há uma preocupação com a expansão na produção que o Brasil está tendo, pois foram 6 milhões de hectares a mais de grãos.
“Deixo o alerta. Tem que vender antecipado para garantir bons preços, pois já começou a cair. A produção tá forte e o mercado está respondendo. Espero que essa nova variante seja mais susto que realidade, pois creio que teremos que conviver com isso”, avaliou.
O Dr. Agro também destacou que a demanda mundial continua crescendo e o crescimento da economia mundial deve ser de mais de 4%, devendo se manter. Ele disse esperar também que o preço do petróleo caia, o custo do frete caia e também que as produções se normalizem, principalmente depois a crise de energia mundial se reverter.
“Acredito que até a metade do ano que vem, as coisa vão se ajustar. Mas tem que ter racionalidade nos custos, não pode ter sobrecompra para estocar. Câmbio deve valorizar um pouco mais”, disse.
Fava Neves também lembrou que entraremos em um ano eleitoral, onde, aparentemente, serão três candidatos, já que uma terceira via está se consolidando com Sérgio Moro. Ele afirmou que torce para que a eleição não bagunce o sistema econômico.
“Tivemos agora uma lavoura plantada com custos mais altos, tivemos estresse na cadeia de suprimentos. Então temos que ter dinheiro em caixa e saber a melhor hora para comprar e vender. A taxa de juros está piorando. Estamos vendo uma escassez de talentos, com uma euforia de contratações e isso também mexe com a economia. Mas no mais, temos uma boa perspectiva para o agro no campo. Temos que fazer operações casadas, cuidar do endividamento. A Megacana nos propiciou a chance de termos sempre informações para a tomada de decisão e isso é importante”, afirmou.
Finalizando o painel “Campo em Foco”, o Dr. Agro destacou ainda a integração da cadeia produtiva e disse que tem o lado torcedor, pois espera que a pandemia se controle, que as variantes encontrem todos vacinados, que osistema esteja funcionamento bem, sem estresses e que eleição não atrapalhe a economia, “com todos mantendo a elegância para escolher o que é melhor para o Brasil”.
“Mas vamos continuar trabalhando, lutando no geral para produzir comida e bioenergia, pois o mundo quer comida e sustentabilidade e as perspectivas são muito boas”, finalizou.
A Megacana Tech Show foi idealizada pela Canacampo e pela Siamig. A realização da feira é da Agência Solis. O programa Megacana TV acontece todas as quintas-feiras, às 19h, e pode ser acessado por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A feira segue até o dia 09 de dezembro e finaliza com o Dia de Campo, na sede da Canacampo, em Campo Florido. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).
Assessoria de Imprensa Megacana