NOTÍCIAS

A NECESSIDADE DA DESCARBONIZAÇÃO PARA AUMENTAR A OFERTA DE ALIMENTOS

 

No programa Megacana TV de quinta-feira (18), a descarbonização foi o tema do painel “Mega Ambiental”, com Luis Roberto Pogetti, Presidente do Conselho de Administração da Copersucar, da Alvean e do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Pogetti destacou a necessidade de combater o aquecimento global para aumentar a oferta de alimentos avaliando, conforme previsão, que a população mundial passará de 7 bilhões para 9 bilhões de habitantes no planeta. Ele lembrou que o grande risco da sociedade atual, mapeado pelo Fórum Econômico Mundial,  é o aquecimento global.

“E isso traz grandes desafios para ao agronegócio. O aquecimento torna as terras mais áridas se não for cuidado. E o cuidado significa não deixar o mundo aquecendo. Este ano, a título de exemplo, tivemos a maior seca dos últimos 90 anos, o que prejudicou o setor, pois trouxe perdas da ordem de 15%, ou seja: 15% menos oferta de açúcar e etanol no mercado”, destacou.

De acordo com o presidente, o desafio está posto já que o planeta demorou toda a história da humanidade para chegar aos 7 bilhões de habitantes, mas irá demorar apenas 30 anos para aumentar em mais 2 bilhões, chegando a 9 bilhões de pessoas no mundo. O que significa, segundo Pogetti, mais bocas com necessidade de alimentação, sobretudo da alimentação básica, já que o principal crescimento está na África. Por isso, ressaltou ele, é preciso conter o aquecimento global, para que se tenha maior produção de alimentos.

Etanol

O presidente destacou a importância do papel do Etanol nesta discussão, visto que tem condições de auxiliar a redução de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, que é o que causa o aquecimento global.

Pogetti lembra que um dos principais agentes causadores de emissões é a área de transporte. Por isso, reduzir a utilização de combustíveis fósseis e substituir por combustíveis limpos é importante.

“O Etanol emite cinco vezes menos gás carbono para atmosfera. Podemos reduzir 80 unidades de emissões na matriz de transporte. Ele é viável, tá pronto, é competitivo e tem essa intensidade de emissão que é equivalente ao carro à bateria” destacou, completado que esse último ainda tem desafios a serem vencidos.

De acordo com o presidente, apesar dos desafios do carro a bateria, isso não quer dizer que um é melhor que outro, pois o mundo não pode abrir mão de nenhuma alternativa. Mas sim, observar o que se adéqua mais em cada local. No caso do Brasil, para se criar uma rede para atender os carros à bateria, seria necessário mais de 1 trilhão de reais em investimentos. No caso do Etanol, já existe uma rede eficiente de distribuição.

“Temos que usar todas as alternativas possíveis para reduzir às emissões. De tal forma que a gente consiga, enquanto sociedade global, resolver esse problema. É preciso tornar a atmosfera menos quente e produzir alimentos para atender a demanda populacional crescente, conforme tem sido esperado”, finalizou.

A Megacana Tech Show é idealizada pela Canacampo e Siamig, com a realização da Agência Solis. O programa Megacana TV acontece todas as quintas-feiras, às 19h, e pode ser acessada por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira.  O programa Megacana TV vai até o dia 09 de dezembro e é patrocinado pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).

Assessoria de Imprensa Megacana

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização