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“RH ESTRATÉGICO É FUNDAMENTAL PARA GERAR VALOR AGREGADO AOS NEGÓCIOS”, DIZ JULIANO PEREIRA DA USINA CORURIPE

O MegaCana Tech Show de ontem (18) entrevistou o diretor de Administração e Recursos Humanos da Usina Coruripe, Juliano Pereira, que exerce uma gestão estratégica, com o conhecimento de todas as áreas da empresa. Segundo ele, isso permite um suporte ao desenvolvimento do potencial dos colaboradores, aumentando seu comprometimento e gerando valor agregado ao negócio.

Juliano Pereira foi entrevistado pela jornalista âncora do programa, Adriana Afonso.

MegaCana – Como o RH pode influenciar processo de desenvolvimento estratégico e agregar valor ao negócio?

Juliano Pereira - O RH estratégico passa pelo empreendimento do negócio como um todo e venho praticando isso há muito tempo. É preciso entender a real situação do negócio em termos de competência a serem desenvolvidas, focando no ponto de vista da estrutura organizacional. Isso permite uma interação de forma consistente com as áreas, como se fôssemos um coaching no processo de gestão dos diversos setores da empresa.

MegaCana – Como que isso interfere no comportamento dos colaboradores?

Juliano Pereira – Este tipo de atuação do RH ajuda os líderes a exercerem o papel de gestor dos processos, mas, principalmente, de pessoas, extraindo o melhor de cada profissional, gerando engajamento e comprometimento do colaborador e dos próprios líderes.

MegaCana - Existe um outro desafio importante para as empresas, como manter um RH humanizado e ao mesmo tempo alinhado às necessidades de transformação diária do negócio?

Juliano Pereira - O grande segredo é o alinhamento e o foco do que eu chamo da preposição de valor do colaborador. O RH será o fiel da balança no sentido de manter uma liderança engajada, comprometida, com processos de comunicação muito claros. É preciso verificar continuamente como o colaborador está no desenvolvimento da atividade, o que  contribui com o objetivo a ser alcançado pelo negócio. O RH entra, então, com o conhecimento, as ferramentas que irá utilizar para possibilitar atração e retenção de pessoas, além do desenvolvimento em linha com as necessidades dos negócios. As competências precisam ser mapeadas e isso gera valor agregado, com um foco muito humanizado, já que a empresa estará sempre preocupada com as pessoas, na sua parte técnica e no seu desenvolvimento comportamental.

Fonte: Gerência Comunicação SIAMIG – 19/11

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