“INTENSIDADE DO LA NIÑA DEVE VARIAR DE FRACA A MODERADA”, EXPLICA ASSISTENTE DO INMET
Em participação na Meganaca Tech Show, a maior feira do setor sucroenergético do Brasil, ocorrida na última quinta-feira (18), o Assistente Técnico da Diretoria do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Mozar de Araújo Salvador, confirmou que os institutos de diversos países já entraram em consenso que o fenômeno La Ninã está estabelecido.
Salvador ainda explicou que o fenômeno, este ano, iniciou mais tarde - em outubro - e deve persistir até o final do outono, podendo se estender até maio. Sua intensidade deve variar de fraca a moderada. No que tange ao Brasil, Salvador explicou que existem dois padrões básicos.
“Nas regiões Sul/Sudeste, pode ocorrer chuvas abaixo da média, o que pode ocasionar seca. O que serve de alerta. Não é algo para atingir áreas extensas como antes, mas é preciso atenção. No Norte/Nordeste, a previsão é de chuvas acima da média, de janeiro até março. Ou seja, chuvas com mais regularidade”, disse.
La Niña e seu inverso o El Niño são fenômenos globais com efeitos em grande escala, pois interferem na circulação de ventos, portanto afeta o sistema que causa às chuvas. “No Brasil há polarização de chuvas, seca mais no sul e chuvas mais intensas no norte”, explicou.
Em relação às chuvas deste período, até o momento, está previsto um volume superior ao mesmo período de 2020. “Há lugares que já atingiu a média e a tendência é termos um período bom de chuva, seguindo um período melhor que no ano passado. Inclusive teremos locais com chuvas acima da média”, finalizou.
A Megacana Tech Show é idealizada pela Canacampo e Siamig, com a realização da Agência Solis. O programa Megacana TV acontece todas as quintas-feiras, às 19h, e pode ser acessada por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. O programa Megacana TV vai até o dia 09 de dezembro e é patrocinado pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).
Assessoria de Imprensa Megacana