EMISSÕES DO CRA PODEM CHEGAR A R$ 15 BILHÕES EM 2021
Durante o painel “De Olho no Mercado Financeiro”, nesta quinta-feira, 11, na Megacana Tech Show, Leonardo Alencar, responsável pelo setor de Agro, Alimentos e Bebidas no Research da XP Investimentos falou sobre o CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio e destacou as boas perspectivas deste investimento, que tem previsão de chegar a R$ 15 bilhões em negociações em 2021.
O CRA é considerado uma boa ferramenta para o setor de agronegócio, cujas empresas podem emitir certificados, vinculados a seus recebíveis. No caso de uma usina, por exemplo, a emissão pode estar vinculada ao açúcar.
“A empresa vende esse certificado no mercado, antecipando o recebimento das vendas. Ela pode vender para pessoas físicas ou jurídicas, captando este dinheiro. Do lado do investidor, ele está comprando um certificado do agro, que já se mostrou resiliente mesmo em situação mais crítica de mercado, e recebe o IPCA mais o prêmio e tem isenção de imposto de renda. E é importante lembrar que a empresa capta a preço mais baixo que o mercado. Com certeza é um mercado que vem crescendo muito”, destacou.
Alencar ainda analisou a bolsa brasileira, ratificando o que foi dito pelo estrategista chefe da XP, Fernando Ferreira, no programa passado, que afirmou que a bolsa continua sentido o impacto das preocupações com as questões fiscais e políticas do país. No entanto, ele lembra que, no que tange as empresas voltadas para o setor sucroenergético, ainda tem tido uma boa performace, com preço do etanol subindo bastante, mesmo com a quebra de produtividade afetada pelo clima. Assim, segundo ele, “o setor de açúcar e etanol segue saudável”.
O especialista alertou também que o setor está entrando na entressafra, na maioria das regiões, de forma antecipada. Desta forma, continuo Leonardo Alencar, tem menos colheita e produção de etanol com estoque baixo. “Estamos em um cenário de oferta restrita e demanda aquecida. Percebemos que há uma troca de etanol pela gasolina, devido ao preço. Pode ser que com o aumento da gasolina, o Etanol volte a ser mais vantajoso. Mas o sinal é claro: está faltando etanol hidratado no mercado e isso já justifica o preço mais alto, além do baixo estoque.
A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, e pode ser acessada por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. O programa Megacana TV vai até o dia 09 de dezembro. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).
Assessoria de Imprensa Megacana