SEBRAE TEM DNA DA INOVAÇÃO NA VEIA”, GARANTE JOÃO CRUZ
Em bate papo na Megacana TV desta semana, o diretor do SEBRAE/MG, João Cruz Reis Filho, falou sobre a importância da inovação no agronegócio e afirmou que a entidade tem o DNA da inovação na veia. Ele falou sobre o tema com o coordenador agrícola da Canacampo, Rodrigo Piau, no programa de nº 13 da Megacana Tech Show, a maior feira do setor sucroenergético do Brasil, e que tem a parceria com o SEBRAE.
Segundo Cruz, que é ex-secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, a inovação é fundamental para o agronegócio. Ainda de acordo com ele, estudo aponta que o aumento da renda bruta dos estabelecimentos rurais está relacionado à adoção de tecnologia.
Ele explicou que “antes eram apenas as terras e mão de obra, mas que agora isso mudou, já que qualquer propriedade rural que adotar tecnologia, aumenta sua renda bruta e, consequentemente, sua renda líquida, seu lucro e tem mais condições de fazer uma boa sucessão”.
Em relação ao SEBRAE, o diretor lembra que a entidade é uma das maiores, se não for a maior agência de fomento de pequenos negócios. “Atendemos além do agro, a indústria, comércio, serviços, potenciais empreendedores, educação e ecossistema de inovação. Tudo sempre está presente no SEBRAE”, disse ele.
No que tange ao Agro, Cruz explica que a entidade atua em duas vertentes, sendo que a primeira está relacionada à agregação de valor pensando na origem, como, por exemplo, que é onde entra o processo de indicações geográficas, como o queijo da canastra, mel específico da região.
A segunda vertente é de aprimoramento tecnológico, como o Educampo, o SEBRAETECH, que é um dos mais conhecidos, e trata especificamente de inovação tecnológica. “O SEBRAE pode subsidiar até 80% deste programa. Temos uma linha interessante de marketing digital, redes sociais, criação de home Page, fertilização in vitro e outra gama de serviços para facilitar que a inovação chegue ao produtor rural”, destacou.
Rodrigo Piau lembrou o papel do SEBRAE na Megacana, que em 2019, levou 10 startups à feira, sendo que atualmente, algumas são empresas consolidadas.
João Cruz lembrou do Fazenda Digital desenvolvida na feira e destacou que o SEBRAE tem uma jornada de startups, denominada Fator S, além do trabalho desenvolvido de forma estrutural dentro de parques tecnológicos, aceleradoras, incubadoras, editais e ecossistemas de inovação. “E também selecionamos agentes de fomento. O SEBRAE tem o DNA da inovação na veia e desenvolvemos importantes trabalhos neste sentido”, garantiu.
Finalizando o painel “Inovação à Vista”, o diretor parabenizou a organização da feira e destacou o importante papel que o programa tem desenvolvido no sentido de levar informações, novas tecnologias, informações do mercado financeiro, entre outros, aos produtores.
“O setor sucroenergético é dinâmico e o programa tem contribuído com os produtores, que recebem informações que ajudam na melhoria da produtividade, no aumento da rentabilidade, além de oferecer produtos de qualidade para um setor que está focando na energia renovável para todos. É uma satisfação para o SEBRAE participar da Megacana”, finalizou.
A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, e pode ser acessada por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. O programa Megacana TV vai até o dia 09 de dezembro. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).
Assessoria de Imprensa Megacana