NOTÍCIAS

CEO DA GUATEMALA FALA DOS AVANÇOS PARA AMPLIAR A PRODUÇÃO DE CANA E GARANTIR PRODUTOS AO MERCADO EXTERNO

Participando do programa Megacana TV de quinta, dia 03, o CEO do Ingenio Tulula, da Guatemala, Juan Luis Gómez Werner, falou sobre os avanços do setor no país, desafios e as perspectivas com o mercado, durante um bate papo com Daine Frangiosi, presidente da Canacampo.

 Segundo ele, o cenário tem sido promissor em termos de preço e produtos, graças ao clima bom e ao mercado mundial, que tem tido um crescimento exponencial. Juan lembrou que a Guatemala é um exportador importante e que isso ajuda a economia dos engenhos locais.

Ao ser questionado por Daine, em relação aos desafios da produção no país, o CEO afirmou que ao produzir, o que chama de coração da matéria-prima de licores da Guatemala, que é a cana, o Ingenio Tulula foca na sustentabilidade do engenho e, por isso, tiveram que equacionar as práticas tradicionais da produção da cana. “Queremos chegar a 100% da mecanização a médio prazo. Há dois anos estamos eliminando agroquímicos e usando mais micronutrientes. Sempre priorizando a sustentabilidade e segurança, como o Brasil, que é um exemplo do que queremos em nossas operações nas comunidades. O que também nos garante acessar bons preços no mercado”, afirmou.

Daine lembrou que, realmente, o Brasil tem buscado melhorar o manejo sustentável, tendo como meta o crescimento na produção de cana-de-açúcar.

Produtividade e lucratividade

Para Werner, no sentido de aumentar a produtividade com lucratividade, a empresa tem buscado dinamizar os custos com a colheita, ampliando a mecanização, o que tem aumentado a produtividade, além da colheita de cana verde, e tem obtido resultados que antes não acreditavam possíveis. “Essa modalidade nos permite manter a umidade no campo e um alto rebrote e crescimento mais rápido, eliminando mais rápido os agrotóxicos. Assim temos conseguido incrementar a tonelada, o que nos torna mais competitivos, sempre levando em conta as condições climáticas e o estado fenológico da cana. Queremos produzir os licores e açúcares com maior qualidade possível, para manter o acesso ao mercado internacional”, disse.

Em relação à diferença da produção na Guatemala e do Brasil, o CEO afirmou que a diferença básica é o tipo de solo, a necessidade de perfurar poços para garantir a irrigação, visto que a água é um fator determinante para a produtividade. Ele afirmou ainda que a empresa tem buscado a tecnologia para reduzir custos, aumentar a produtividade, mantendo uma produção sustentável, de maneira cada vez mais responsável.  

“Serão bons anos e vislumbramos bons momentos migrando para a produção de cana mais sustentável, com uma cultura de tomar as melhores decisões com base em informações. A tecnologia nos permite ver o crescimento na agricultura 4.0”, finalizou.

A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira.  A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Idealizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana é realizada pela Agência Solis.

Assessoria de Imprensa Megacana

 

 

 

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização