NOTÍCIAS

SETOR PODERIA TER GERADO SETE VEZES MAIS ENERGIA ELÉTRICA DO QUE GEROU EM 2021

 

O gerente de Bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Zilmar Souza, destacou, ontem (4), durante entrevista no programa MegaCana Tech, que o setor sucroenergético nacional poderia ter gerado o ano passado cerca de 151.000GWh de energia elétrica renovável para a rede, ou seja, sete vezes mais dos 22.600GWh gerados. “Há um potencial e uma avenida enorme ainda para se trabalhar dentro do setor, gerando mais energia para a rede”, afirmou.

Zilmar enfatizou, também, que a biomassa da cana de açúcar atendeu, prontamente, o chamado para ajudar na geração de mais energia elétrica este ano, contribuindo para enfrentar a pior crise hídrica da história, desde que começou a ser medida na década de 30. Segundo ele, a geração de energia do elétrica do setor foi acima do esperado, através do incentivo dado pelo governo federal de aquisição emergencial.

“A biomassa está ajudando não somente este ano, mas tem uma preocupação agora em relação ao próximo ano”, afirmou. Zilmar disse que, para 2022, a energia da biomassa irá ajudar de forma significativa, já que geração do setor sucroenergético representa entregar o equivalente a 5% do consumo nacional de energia elétrica no Brasil, um percentual muito importante, levando em conta o tamanho do país.

O gerente da Unica explica que o percentual de 5% é uma média anual. Mas como ocorre uma maior concentração da produção de cana no Centro-Sul e a geração se dá no período seco, nos meses de julho a agosto, a energia elétrica do bagaço de cana chega a representar até 8% no consumo nacional. “Esperamos ter um crescimento mais robusto nos próximos anos, contribuindo com a geração de energia elétrica, e, principalmente, limpa e renovável”, destacou.

Fonte: Gerência de Comunicação da SIAMIG - 5/11

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização