MEGACANA TECH SHOW – OS DESAFIOS DA SUCESSÃO PARA UMA GESTÃO DE SUCESSO
O painel “Noite dos Produtores” de ontem (28) do MegaCana Tech Show, teve como tema sucessão empresarial, gestão e tecnologia com entrevista a Ademir Ferreira de Melo Junior, gestor da Fazenda Boa Esperança, Sílvio de Castro Cunha Neto, diretor da Agroexport e Nelson Luiz Gambarato Krastel, sócio da GK Propriedades Rurais.
Ademir Junior disse que a sucessão empresarial é bem complexa pois é importante fazer a junção da experiência, a necessidade de novas tecnologias e executar esse processo. Neste sentido, toda execução é sempre bem desgastante, mas é um desafio e compromete toda equipe a seguir o mesmo caminho.
Já Nelson Krastel ressaltou que a sucessão traz a necessidade de um profissionalismo maior, porque o novo gestor muitas vezes enfrenta desafios que vão além do seu conhecimento. Neste sentido, a GK Propriedades Rurais contratou uma holding para acompanhar todo o processo. “Quando o negócio passa a ser além do conhecimento o desconforto é maior ainda e aí é interessante uma consultoria”, afirmou.
Sílvio Neto ressaltou que o trabalho com a família é muito tranquilo, já que o pai, Sílvio de Castro Cunha, sempre aceitou novas ideias e desafios e novas tecnologias. “Não é fácil, porque são gerações diferentes, mas quando sentamos para conversar os problemas são resolvidos na hora”, destaca.
Gestão
Quanto a gestão do negócio, Nelson Krastel disse que é muito importante focar nas pessoas, investindo na formação profissional e técnica, o que auxilia muito na redução dos custos. Ele disse que o mais importante são as pessoas terem noção de controle do custo do que do lucro. “A ideia é analisar o quanto a empresa está gastando, por exemplo, para plantar cana, não quanto vai ganhar plantando cana, o trabalho tem que ser feito com o pé no chão".
Sílvio Neto diz que o mercado é muito complicado, principalmente, diante dessa pandemia que o mundo enfrenta. “O dólar está acima de R$ 5,00, o preço dos adubos está estratosférico, é importante também profissionalizar o pessoal para estar alinhado, no momento, porém, não é hora de inventar muitas coisas”, disse.
Já o gestor da Fazenda Boa Esperança, Ademir Junior, comungou do mesmo pensamento de Nelson e Sílvio, dizendo, que, sem dúvida, o primeiro fator é a equipe, que tem que estar unida na mesma estratégia. Hoje, segundo ele, só tem uma conta que é produzir muito para baixar o custo, e tem que se trabalhar olhando o passado e executar para o futuro, o mundo está muito diferente, a pandemia trouxe alguns desafios e fez o setor sair da zona de conforto para achar um caminho diferente. “Não podemos entrar nessa pandemia e sair do mesmo jeito, temos que aproveitar esse momento de aprendizagem”, destacou.
Tecnologia
Buscar meios alternativos para baixar o custo, é o que Nelson Krastel tem feito quando se trata de novas tecnologias. Segundo ele, acredita muito nos biológicos, uso de máquinas, tornando a atividade mais eficiente, com redução do custo e aumento da produtividade. Tem uma gama de produtos no mercado que está entrelaçada com a sustentabilidade, desde a parte de formação de MPB pelo meristema, a parte de GPS e piloto automático dos equipamentos, são tecnologias que vão contribuir para a manutenção dos negócios. “Essas tecnologias que vieram mais rápido, em função da pandemia, sem grandes impactos ao meio ambiente, ganharam destaque e são mais eficientes”, afirmou.
Ademir Junior disse que a tecnologia impactou a produção, sendo embarcada desde a parte de sementes para melhorar a adaptação e produtividade. Hoje, segundo ele, é mais fácil, por exemplo, fazer qualquer projeto de plantio e soltar o trator no campo. “Tecnologia, natureza e experiência têm que ser associadas para ajudar na gestão”, afirmou.
A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Idealizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana é realizada pela Agência Solis.