DR. AGRO ALERTA SOBRE CRISE ENERGÉTICA MUNDIAL
A preocupação com crise energética mundial tem colocados os especialistas do setor em total alerta. Na Megacana Tech Show desta última quinta-feira, dia 28, o Dr. Agro - Marcos Fava Neves, externou sua preocupação com a situação e deu dicas para que o segmento minimize os problemas com mais esta crise.
Para ele, "assim como a pandemia da Covid-19, a crise energética mundial pode colocar outra sombra no planeta, menos grave é claro, mas preocupante também". Dr. Agro lembra que na China as indústrias já reduziram produção e estão operando com carvão. Inclusive o governo Chinês já determinou a ampliação dos trabalhos nas minas de carvão do país, o que traz também graves problemas ambientais.
A Índia por sua vez, diz Marcos Fava Neves, também está com problemas energéticos graves e reduziu a produção das suas indústrias. Com o preço do gás nas alturas, a Europa está com seus setores industriais com produção reduzida.
"Tudo isso afeta o nosso Agro. No exterior, principalmente na China, temos importantes fábricas de produtos químicos que estão sofrendo com o racionamento de energia na produção. Isso afeta os insumos e nos traz preços muito altos", afirmou.
Além disso, lembra o Dr. Agro, os custos do transporte no Brasil também estão elevados. Isso, disse ele, por si só estressaria a cadeia de suprimentos, que já está estressada devido aos problemas de energia global.
Dicas
Mediante os problemas mundiais nas cadeias de suprimentos, o Dr. Agro lembra que é preciso buscar métodos que minimizem esta situação. "Vamos precisar de buscar produtos alternativas, produtos biológicos que nos dê condição de economizar, aumentar a eficiência de aplicação, evitar correria para comprar insumos, de modo a evitar estocagem desnecessária, ou seja, e preciso pensar coletivamente", disse.
No que tange ao governo, Fava Neves afirmou que é preciso efetivamente controlar os preços dos combustíveis, com redução do ICMS e buscar atuar fortemente no câmbio, para controlar um pouco os preços.
Ele lembrou também que, especificamente na cana-de-açúcar a safra está praticamente terminando e irá começar um longo período de entressafra. "Estamos em um cenário complexo. Tomem cuidado com os investimentos que forem fazer. Vender antecipado, fazer operações casadas. É preciso pensar nas estratégias com cuidado", finalizou ele.
A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Idealizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana é realizada pela Agência Solis.
Assessoria de Imprensa Megacana