COP- 26 - ETANOL É UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL DO MUNDO
No painel “Dicas do mercado agribussines” da última quinta-feira (14) na Megacana Tech Show, o especialista em agribussines e biomarketing José Luiz Tejon, destacou o papel importante do Etanol na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP-26), em Glasgow, na Escócia, que debaterá a descarbonização do planeta. A COP-26 acontecerá de 31 de outubro a 12 de novembro, sob a presidência do Reino Unido. Tejon afirmou que o Etanol entra, definitivamente, como uma das principais fontes de energia renovável do mundo.
Para ele, se o Brasil fizer um bom plano de descarbonização, poderá incorporar ao PIB, 2 trilhões e 800 milhões de reais, gerando 2 milhões de empregos. Por isso, disse ele, essa é oportunidade de ouro para o país. Tejon lembrou ainda que o Brasil já utiliza a motorização de veículos com fontes alternativas de energia.
“O Etanol é significativo e realista. Na comparação com as outras tecnologias, o Etanol tem vantagem no assunto de emissão de CO2. Claro que além da comparação em motorização, eletricidade, combustão, etanol e gasolina, precisaremos desenvolver mensurações para gerar impactos energéticos ambientais”, explicou.
Tejon destacou também que o Brasil é o terceiro consumidor de energia para transporte do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Ele afirmou que desde 2020, o Brasil substituiu 48% da gasolina automotiva pelo Etanol, através da mistura de 27% do etanol anidro da gasolina e com o Etanol Hidratado da frota flex, que representa 85% de toda frota de veículos do país. Além de representar 13% do biodiesel, na mistura com o diesel fóssil”.
Ainda segundo Tejon, é importante mostrar que o Brasil, além do conhecimento do Etanol, nascido na primeira crise do petróleo nos anos 70, com advento do pró-álcool tem um potencial logístico, visto os quase 42 mil postos de abastecimento no país, em uma dimensão continental.
Sucroenergético
A temática, segundo Tejon, cria uma gigantesca oportunidade adicional para o setor sucroenergético brasileiro, através dos motores híbridos – veículos elétricos equipados com células a combustível líquido. “Desta forma o etanol sustentável e renovável permite o desenvolvimento de carros elétricos com baterias acionadas a combustível líquido. E no caso do Etanol é energia renovável. Cuja análise dentro dos padrões modernos de ACV – Avaliação do Ciclo de Vida e na bioeconomia da ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), nos permitirá mediar e provar a melhor eficácia dentro todas as opções na nova era da descarbonização”, afirmou.
Tejon, citou o CEO da Datagro, Plinio Nastari, que lembrou que em 2016, a Nissan apresentou no Brasil, um veículo com célula de combustível de óxido sólido acionado com Etanol. “Ou seja, temos uma condição extraordinária de descarbonizacão, pois temos conhecimento desenvolvido”.
Tejon enfatizou ainda, que o Etanol é uma descoberta brasileira extraordinária. E que a Energia gerada não serve apenas para movimentar máquinas e geradores de forma limpa. Outro produto importante derivado da cana-de-açúcar citado por Tejon é o açúcar que, segundo ele, tem que ser desmistificado que não é bom para a saúde. “Essa afirmação tem que ser extirpada do mundo. Tem açúcar no mercado que contém ferro, magnésio, cálcio, potássio e fósforo. O Etano tem lugar assegurado no futuro e o açúcar também, na vida humana”, finalizou.
Cabe lembrar que a Megacana Tech Show em sua edição de 2021, traz a websérie o Açúcar não é o Vilão que tem a participação da nutricionista Renata Leão, dos personais Chico Salgado e Vinícius Braga, além do chef Sancelo que traz receitas inspiradas no açúcar.
A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Idealizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana é realizada pela Agência Solis.
Assessoria de Imprensa Megacana