CUSTO DE PRODUÇÃO PREOCUPA CANACAMPO
Em entrevista realizada na última quinta-feira (7), na Megacana Tech Show, o presidente da Canacampo - Associação de Produtores de Cana da Região de Campo Florido, Daine Frangiosi destacou o papel da entidade, no sentido de orientar os fornecedores, mediante este cenário de custos altos na produção. “Custo é sempre um fator que tira o sono dos fornecedores da Canacampo, e por isso é uma preocupação nossa também. Estamos sempre atentos, buscando alternativas, orientando da melhor forma possível, sempre atrelados com nossos principais parceiros, que são as empresas que participaram do Balcão de Negócios da Megacana”, destacou
Ainda segundo Frangiosi, a equipe técnica da Canacampo, juntamente com os parceiros, têm discutido as melhores estratégicas para serem usadas na redução dos custos, fazendo contato também com as cooperativas, no sentido de orientar o fornecedor e apontar o melhor momento e a melhor alternativa para aquisição de tecnologias que auxiliam na produtividade.
Capacitação
A interação com os fornecedores e a busca de modelo para o agronegócio é um trabalhando constante da entidade, segundo explicou o presidente, ao informar que a entidade disponibiliza treinamentos que ajudam o associado a ter posicionamentos corretos diante do mercado, que está cada vez mais exigente. Ele revelou também que, em breve, um CEO de multinacional fará um bate papo na entidade, no sentido de falar sobre as expectativas de produtos para a próxima safra.
“Essa função da Canacampo é importante. Precisamos mostrar aos produtores as ferramentas existentes no mercado. Estamos sempre buscando aqueles que estão mais desgarrados, explicamos o momento, vamos fazendo palestras de orientação e, assim, trabalhando em conjunto para vencer os desafios de custos”, destacou.
Segundo Daine, o setor ainda paga pelos erros do passado, mas já tem uma visão bem diferente e sabe que se for plantar, tem que investir em tecnologia e essa deve ser uma aliada no aumento da produtividade, com rentabilidade.
“Não adianta querer canavial de três dígitos de toneladas por hectare e extrapolar nos custos. Temos que almejar a produtividade com rentabilidade, aproveitando o momento em que vivemos, ou seja, esse bom cenário em que estamos”, disse.
Oportunidade
Com a chegada da chuva, Daine Frangiosi, afirma que a safra continua comprometida e que o setor deve levar mais dois anos para recuperar o tinha há dois anos atrás. “Mas com a chuva vindo e permanecendo, o cenário vem promissor, pois a cultura da cana-de-açúcar responde bem a tecnologia, então dá para alavancar, o que é muito positivo para o setor sucroenergético. Temos que conscientizar que é preciso investimento, atenção ao momento certo e não perder as boas oportunidades”, finalizou.
A Canacampo, juntamente com a Siamig são idealizadoras da Megacana Tech Show, a maior feira do setor sucroenergético do Brasil. O programa Megacana TV, acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). A feira é realizada pela Agência Solis.
Assessoria de Imprensa Megacana