NOTÍCIAS

TARCÍSIO GARANTE QUE AVANÇOS DO MINISTÉRIO VÃO DEIXAR O PRODUTOR CADA VEZ MAIS COMPETITIVO

Durante sua participação na Megacana Tech Show desta quinta-feira (7), o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que a infraestrutura vem funcionando como uma grande alavanca para o desenvolvimento, geração de emprego e crescimento do país. Ainda segundo ele, ao investir em todos os modos de transporte, trazendo reequilíbrio para a matriz, o ministério torna o produtor cada vez mais competitivo.

“Desenvolvemos aqui o maior programa de concessões da nossa história. Hoje, dois anos e nove meses do governo do Presidente Jair Bolsonaro, este governo já é aquele que mais realizou concessões de aeroportos, mais realizou arrendamento de terminais portuários, mais assinou contratos de adesão para terminais privados, mais realizou ferrovias e mais vai contratar rodovias concedidas. Estamos falando de 100 bilhões de reais em contratos até o momento, e devemos chegar ao patamar de 250 bilhões de reais até o final de 2022”, afirmou.

Tarcísio cumprimentou o segmento, através das entidades idealizadoras da feira, Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado de Minas Gerais) e Canacampo (Associação de Produtores de Cana da Região de Campo Florido) destacando a importância do segmento sucroenergético para a economia brasileira.

Segundo ele, dados do Ministério da Economia informam que, de janeiro a julho de 2021, as exportações brasileiras cresceram 35,5% atingindo 150 bilhões de dólares. “E fundamental para isso tem sido o desempenho do nosso agronegócio, que é extremamente relevante para a recuperação econômica do nosso país. Por isso é fundamental que o Ministério da Infraestrutura forneça a infra necessária para que o nosso agro continue crescendo”, disse.

Ainda de acordo com o ministro, no próximo ano o Brasil se transformará em um grande canteiro de obras. “Aquela história do Brasil competitivo da porteira para dentro e ineficiente da porteira para fora, vai ficar cada vez mais no passado”.

Transporte

O ministro garantiu que uma das tarefas da infraestrutura, além de prover o investimento  propriamento dito, é resolver os problemas burocráticos que afetam a vida dos produtores. Por isso, disse ele, a dimunuição da burocrascia e a transformação da infraestrutura vai tornar o país cada vez mais competitivo. Como exemplo, ele citou  o que chamou de importante passo na segurança jurídica, no tocante a Resolução 872/2021 do Conselho Nacional de Trânsito, que trata  dos requisitos para circulação dos veículos de carga, com peso bruto total combinado superar a 74 toneladas e inferior a 91 toneladas.

“São veiculos que vão se destinar exclusivamente ao transporte de cana-de-açúcar nas regiões de produção.  Vão circular com autorização especial de trânsito com validade de até um ano. Essa resolução trouxe uma série de requisitos em termos de comprimento, formação da composição, tipo de caminhão trator, limites de peso, altura. Tudo para fazermos o transporte com segurança e resolver um embróglio jurídico que tínhamos em termos de entendimento, que se arrastou por mais de três anos”,

Setor

Ao falar sobre a regularização na Resolução 872/21, o ministro destacou a importante participação do setor nas discussões que culmiram com a publicação da mesma. “Ouve intensa participação do setor. No ministério entendemos que é fundamental o protagonismo da iniciativa privada na resolução dos problemas. Vários estudos foram feitos para chegarmos a essa resolução, que vai garantir a segurança das pessoas que transitam nas rodovidas, combinando isso ao aumento da eficiência das lavouras”, afirmou.

Tarcísio também destacou a importância de eventos como a Megacana Tech Show, e parabenizou a Siamg e Canacampo pela iniciativa. “Deixo aqui nossos agradecimentos por esse apoio e também a nossa homenagem a este setor tão importante da nossa economia, que com outros setores do agronegócio, tem feito do Brasil uma referência e uma potencia em relação as outras nações do mundo”, finalizou.

A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Idealizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana é realizada pela Agência Solis e está em sua 13ª edição.

Assessoria de Imprensa Megacana

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização