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MERCADO DO AÇÚCAR SEGUE ELEVADO ATÉ O PRÓXIMO ANO

Na análise de Leonardo Alencar, da XP Investimentos, o mercado global de açúcar segue elevado até o próximo ano, com um mercado futuro com bastante liquidez. Essa análise foi feita ontem (7), durante a participação do responsável pelos setores de Agro, Alimentos e Bebidas no Research da XP, na Megacana Tech Show.

Alencar lembrou que o mercado passou por um mês conturbado, com volatilidade, não só devido às commodities agrícolas, mas o mercado de modo geral, com preocupações com a China e potencial risco de empresas chinesas, que poderiam afetar o mercado financeiro lá e, eventualmente terem uma revisão de demanda. Ele também avaliou que no Brasil tem bastante atrito na política brasileira, afetando também a parte cambial, ou seja, muita coisa acontecendo no mercado financeiro.

“Mas quando olhamos para as commodities agrícolas é sempre importante observar o balanço de oferta e demanda, que são variáveis que não alteram tanto assim. No caço do açúcar, por exemplo, temos um cenário confortável no ano. Teve geada e seca, que removeu açúcar no mercado devido a quebra de produtividade, então o cenário continua de preço alto e segue elevado até o começo do próximo ano, reflexo da melhor oferta de açúcar no mercado internacional”, destacou.

No caso do etanol, Leonardo Alencar avaliou que o petróleo continua subindo, o que afeta o preço da gasolina no Brasil e, neste cenário, as usinas têm que escolher entre produzir açúcar e etanol. Ele lembrou que muitas usinas já têm diversos contratos no açúcar e, com a quebra de produtividade, não conseguem produzir mais etanol, mesmo diante de preços interessantes.

“É o que chamamos de guerra do ATR, em que a usina tem que escolher um ou outro e os dois com preços interessantes, mas não conseguem evoluir para atender os dois mercados. Assim segue um cenário de oferta e demanda ajustada e, consequentemente o preço elevado e favorável aos produtores”, destacou.

Custos

Ainda segundo Alencar, a questão do custo deve estar no foco do produtor, pois tende a preocupar. Quem já havia comprado fertilizante e defensivos pode não sentir a alta neste primeiro momento. Mas quem deixou para adquirir agora, já sentiu os preços mais altos devido à questão cambial que impacta muito na importação.  Alguns insumos, disse Alencar, já estão faltando no mercado e podem faltar na próxima safra.

O especialista avaliou também que a safra foi favorável, pois quem plantou com custo mais baixo, colheu com preços mais altos e quem fez estoque segue no cenário favorável. No entanto, ele prevê que muita gente vai entrar no custo alto e as margens já não serão tão boas quanto às do último ano.

Clima

Segundo Leonardo Alencar o clima é um ponto sensível. O ano, disse ele, começou com a preocupação com o La Niña no final do ano passado, depois veio à seca – a pior da última década – que trouxe muita quebra. Depois geada, afetando não só a cana, mas outras culturas também. “Ou seja, 2021 teve um clima adverso, sendo que em 2020 já tinha sido complicado. Estamos com duas safras que o Brasil não conseguiu produzir na sua capacidade total por conta do clima. Agora com chuva prevista, já começamos um cenário climático mais favorável. Tudo indica que vai ser bom para recuperar a produtividade no próximo ciclo”, avaliou.

No entanto, ele destacou que mesmo com um cenário desenhado, até o momento, positivo em relação ao clima, é arriscado ser muito otimista. “Tivemos dois anos que não ajudaram. Temos custos elevados, commodities interessantes e se confirmar o cenário positivo no clima, será ótimo. Mas sendo realista é preciso esperar a acomodação dos preços”, finalizou.

A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Idealizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana é realizada pela Agência Solis e está em sua 13ª edição.

Assessoria de Imprensa Megacana

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