VENDAS DE ETANOL HIDRATADO RECUARAM 17% EM AGOSTO, SEGUNDO ANP
O mercado doméstico de etanol hidratado voltou a se enfraquecer em agosto em meio à perda de competitividade do biocombustível ante a gasolina. As vendas de hidratado das distribuidoras aos postos no país ficaram em 1,3 bilhão de litros no mês, com reduções de 4% em relação a julho e de 17% em comparação com as vendas do mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O volume foi o menor registrado desde maio de 2020, período em que o consumo de combustíveis foi mais afetado pela pandemia, com o início das medidas de restrição à circulação adotadas no Brasil.
Com a retração das vendas em agosto, o volume total de etanol hidratado comercializado desde o início do ano está agora menor do que o registrado de janeiro a agosto do ano passado.
No acumulado deste ano, foram vendidos 11,9 bilhões de litros do biocombustível, contra 12 bilhões de litros um ano atrás. Até julho, as vendas em 2021 ainda estavam superando o ritmo do ano passado, já que a base de comparação era fraca por causa do início da pandemia.
O mercado de combustíveis em agosto também sofreu com uma redução do consumo em geral. Mesmo as vendas da gasolina, que vinham ganhando participação de mercado diante da baixa competitividade do etanol hidratado, apresentaram queda em relação a julho, embora os volumes ainda estejam fortes nas comparações com o ano passado.
Em São Paulo, onde as vendas de etanol hidratado costumam representar cerca de metade do consumo nacional, a comercialização do renovável caiu em linha com o movimento do país - 5% no mês, para 667 milhões de litros. Em relação a agosto de 2020, a retração nas vendas do etanol foi de 20%.
Mesmo em Mato Grosso, onde o preço do etanol estava um pouco mais próximo da paridade ante a gasolina do que nos demais Estados - embora ainda menos competitivo, as vendas do combustível renovável tiveram leve queda de 1% no mês, para 71,6 milhões de litros.
Fonte - Valor Econômico