NOTÍCIAS

PARA TEJON NOVO AGRONEGÓCIO FOCA EM SUSTENTABILIDADE, BIOENERGIA E SAÚDE HUMANA

Na Megacana Tech Show de quinta-feira (30), o especialista em agribussines e biomarketing, José Luiz Tejon, falou sobre o futuro do setor sucroenergético. Segundo ele, não há dúvida de que “há um megafuturo para o setor”, pois tem um ambiente que estimula, cada vez mais, a bionergia, sustentabilidade e a saúde humana, que virou sinônimo do novo agronegócio.  “Portanto, o combustível estará cada vez mais bio e o futuro continuará cada vez mais extraordinário para o setor”, afirmou.

Venda direta do Etanol

Ainda no programa, Tejon destacou a movimentação de entidades ligadas ao setor de combustíveis, que se manifestaram em relação às Medidas Provisórias 1063 e 1069, que tratam da venda direta do Etanol para os postos de combustíveis. Segundo ele, as entidades não acreditam que haverá redução de preço do Etanol para os consumidores.

Foram quatro entidades que assinaram um manifesto com essa avaliação, sendo: Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Federação Nacional de Distribuidores de Gás Natural e Biocombustível, Federação do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes e Sincopetro  (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo).

Na avaliação de Tejon vive-se uma conjuntura complicada de aumento de custos e preços, com a diminuição da produção de cana e demanda crescente. Ele lembra que na “safra passada não tínhamos demanda aquecida e agora sim, mas tivemos problema de clima e quebra de produção fazendo o preço subir. E em paralelo a este aspecto, surgiram as Medidas Provisórias que permitem a venda direta do Etanol Hidratado nos posto”.

Ainda de acordo com ele, as entidades afirmaram que subiu 45% na refinaria, sendo que a escassez de cana é revelada pelo CEPEA, que registra uma moagem de cana antecipada devido à seca (baixa produtividade) no montante de 72,9% tonelada por hectare, confrontando com os 80% t por hectare do ano passado. A moagem,  acrescentou também, deverá ser finalizada com antecedência de um mês.

Reforma Tributária

As entidades, em seu manifesto, pedem ainda o aperfeiçoamento das duas MPs que regem o mercado da nova legislação sobre a venda direta do Etanol, pois  na visão deles, só poderia ser autorizada (a venda) depois da mudança da regra da tributação.

“E aí voltamos à discussão brutal da necessidade de uma reforma tributária no Brasil. Consolidar impostos federais e estaduais dos produtores e importadores e o que incluiria o ICMS monofásico para combustíveis, com alíquotas específicas que seriam o valor por litro e por produto. Assim é necessário a Reforma Tributária. Pois é o que o Brasil precisa para tudo”, finalizou.

A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira.  A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Idealizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana é realizada pela Agência Solis.

Assessoria de Imprensa Megacana

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização