NOTÍCIAS

PECEGE TRABALHA COM PREVISÃO DE 1,15% POR CONSECANA PARA SAFRA ATUAL

 

Na Megacana Tech Show de quinta-feira (30), o diretor do Pecege, João Rosa Botão, afirmou em primeira mão que a instituição trabalha com uma previsão em torno de 1,15% por Consecana (SP) na safra atual e 1,18% para a safra que vem. O diretor fez uma análise do custo da produção visto desafios climáticos e elevação de preços de insumos e produtos da cadeia do setorsucroenergético.

Segundo Botão, a safra tem sido desafiadora, para não dizer dramática em algumas regiões. “Queda de produtividade por falta de chuva, depois geada e mais recente os incêndios. Em relação à safra passada, a atual tende a aumentar muito os custos de produção. Tanto no que diz respeito a insumos devido a desvalorização cambial, pandemia que impactou em escassez de insumos utilizados e isso vai pressionar os custos para esta safra. Cravar um valor que vai reajustar 10, 15 ou 20%, vai depender muito das condições  e compra de insumos, vissto que muitos já tinham estoques comprados, mas será desafiadora”, avaliou.

Segundo o diretor, por outro lado, parte do preço atual vem destas situações, ou seja, de um patamar no Consecana (São Paulo) de referência de custo de 0,77% e há um horizonte de previsão para esta safra de um patamar de 1,14% ou 1,15%, de acordo com os números do Pecege. Ainda segundo João Rosa Botão, para a próxima safra, dado o cenário atual, a perspectiva é de manutenção de preço.

“Nós estamos vendo a economia voltar e retomar da pandemia e isso acelera a demanda. O açúcar está em bons patamares e deve se manter. E também, de certa forma, a questão cambial tende a manter os preços mais elevados. O cenário que fica é de uma safra com bom preço e que talvez garanta margens equivalentes ou superiores a safra anterior. Mesmo com o impacto do aumento do custo de produção, a safra que vem tem uma boa garantia de preço”, afirmou.

Ao finalizar o painel “Empreender no Campo”, o diretor destacou que “só vai conseguir um bom preço quem tiver produtividade e para isso é preciso tecnologia. A tecnologia e os investimentos estão aí, cai quem quer. Não foram as primeiras e não serão as últimas intempéries a acontecer. E cana é um trabalho de médio e longo prazo. Você ter investimento em seu canavial é fundamental para uma produtividade sustentável do ponto de vista econômico”.

A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira.  A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Idealizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana é realizada pela Agência Solis.

Assessoria de Imprensa Megacana

 

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização