MEGACANA : CENÁRIO POLÍTICO TRAZ RISCOS PARA A ECONOMIA, DIZ CAIO MEGALE DA XP
O Megacana Tech Show de ontem (9/9) contou com o economista chefe da XP Investimentos, Caio Megale, ressaltando o impacto das questões políticas no cenário econômico, já que o país conta com a necessidade de aprovações importantes para o segundo semestre, especialmente, o orçamento. Segundo ele, é preciso discutir essa matéria, pois ela tem que contemplar a inflação, o aumento do bolsa família, as emendas parlamentares, sendo importante a coordenação política entre os poderes. Além do judiciário analisar os precatórios, para que se tenha um orçamento equilibrado, e essa disputa entre os poderes colocam isso em risco.
A crise hídrica é outro fenômeno que gera incertezas e traz imprevisibilidade para a economia, se traduzindo em alta no custo da energia, o que pesa sobre a indústria e o comércio, portanto, diminui a perspectiva de crescimento do país. Essa crise tem sido muito negativa sobre a agricultura, porque as condições climáticas é que vão definir o tamanho da produção agrícola do ano que vem. E isso afeta, indiretamente, o resto da economia através da alta dos alimentos.
Já o cenário internacional está mais tranquilo, com a perspectiva de crescimento dos EUA, China e Europa, deixando o preço das commodities em patamares mais elevados. Mas ainda existe a preocupação com a covid-19 em algumas dessas regiões, sendo um risco que tem que ser monitorado. O outro risco é da postura dos bancos centrais, já que à medida que a economia vai se recuperando não faz mais sentido deixar a taxa em torno de zero, eventualmente, em algum momento eles terão que pisar no freio e já sinalizam isso ainda este ano. Neste caso, os preços das commodities podem ter alguma queda, a partir do momento em que as economias vão se acomodando.
Fonte: Gerência Comunicação Siamig – 10/09