NOTÍCIAS

DR. AGRO ALERTA SOBRE PERÍODO DE GRANDES VARIAÇÕES

Em seu painel desta semana na Megacana Tech Show, o Dr. Agro – Marcos Fava Neves, falou sobre os números da safra e lembrou que estamos em um período de grandes variações, por isso é necessário acompanhar o cenário para a tomada de boas decisões.

Conforme ele explicou, o crescimento do Agro este ano está estimado em 5,3%. Em relação ao dólar, a perspectiva de acordo com o boletim da Focus é chegar a R$5,10. “Minha opinião neste momento é de que o real estará um pouco mais valorizado, mesmo com toda esta confusão que a gente vê entre os Poderes da nossa República, lamentavelmente”, destacou.

Em relação aos grãos, o Dr. Agro trouxe um resumo da Conab e do USDA - United States Department of Agriculture  (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).  Inicialmente ele lembrou do estresse climático nos Estados Unidos, que tirou 10 milhões de toneladas de milho do mercado. Já o Brasil tinha uma estimativa para início de safra de 110 milhões toneladas, mas está entregando algo próximo a 88 milhões.  Ou seja, perdeu-se 22 milhões de toneladas do Brasil, mais 10 milhões dos americanos. Somando é uma perda de 32 milhões de toneladas de milho no mercado.

Segundo o Dr. Agro, no caso da soja, os EUA estima que a safra que está começando em setembro terá 140 milhões de toneladas, a Argentina 152 milhões de soja e no milho 118 milhões de toneladas.  “Então é uma produção grande que vem por ai. Nos relatórios que tenho lido e espero que vocês também, deve ter um clima bom para a safra de verão, o que deve exigir uma grande movimentação nossa”, afirmou.

Marcos Fava Neves, afirmou também que as exportações brasileiras estão indo bem, como a soja, por exemplo, dando ao Brasil cinco bilhões de dólares. Para ele são números impressionantes.

Já a renda no campo para este ano, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é de R$ 1,1 trilhão. Em relação à cana, ele lembrou que caiu um pouco a exportação por que a safra está menor, ou seja, menos açúcar e menos etanol.

“Somando o que a gente vendeu em julho nós temos 11,3 bilhões de dólares o que dá 16% a mais do que esse mesmo mês no ano passado. Uma performance incrível também. E o triste foi a geada que afetou demais o café, pegou a cana comprometendo a produção, pegou a laranja e ainda o milho de segunda safra.  Então realmente é um ponto que deixa a gente muito triste. O  que precisa acompanhar agora é a cana e grãos e vamos partir para um plantio de safra impressionante.  Se juntar os dois anos vamos ter cinco milhões de hectares a mais”, destacou

Dr. Agro alertou lembrou também que com o aumento do plantio, vem o estresse por parte dos insumos e isso tem que receber a atenção devida.  Ainda segundo ele, alguns pontos merecem atenção e o setor deve ficar de olho, como por exemplo, ver como fecha a colheita de milho da segunda safra, observar o custo e clima deste mega plantio de setembro. Também é preciso atenção com o que vai acontecer na safra em andamento nos EUA e, principalmente, na questão da variante Delta. “Temos que ver se vai interferir no preço do petróleo ou foi só um susto que passamos. Vamos ver como isso vai se comportar. É um período de grandes variações pela frente e é preciso tomar boas decisões”, finalizou.

A Megacana é patrocinada por grandes empresas e multinacionais do setor: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).

Totalmente virtual, a Megacana terá 18 programas até o dia 09 de dezembro, todas às quintas-feiras, 19h, pelo site www.megacana.com.br ou youtube.

Da redação

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização