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DIA DE MERCADO DA MEGACANA TROUXE TÉCNICOS DA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DA BAYER E BASF

No programa de ontem (02) da Megacana TV, no painel “Dia de Mercado” mediado pelo coordenador agrícola da Canacampo, Rodrigo Piau, aconteceu um bate papo com o consultor de desenvolvimento de mercado Brasil da Bayer Ivandro Manteufel e Rafael Factor Feliciano, técnico em desenvolvimento de mercado da Basf.

Ao citar o clima seco, além das geadas, Piau falou sobre a necessidade de evoluir no manejo de plantas daninhas na cana. Segundo Manteufel, realmente há um impacto significado na lavoura devido aos problemas climáticos enfrentados. “Há fatores que diminuem o sucesso no controle de ervas daninhas para os casos de atraso na cana para fechar. A maioria dos herbicidas é feita para entrar, fazer o controle de plantas daninhas e se degradarem à medida que a cana fecha. Então o produtor tem que estar atento para ver se o produto não é volátil, não tem foto degradação e se tem bom comportamento no solo”, destacou.

Segundo Manteufel, o Provence Total da Bayer atende as características necessárias para este controle, já que alia dois princípios ativos (Indaziflam e Isoxaflutole) em sua composição, controlando com eficácia um amplo espectro de plantas daninhas. O Provence Total é um herbicida seletivo, sistêmico e com alta flexibilidade de uso, podendo ser utilizado em solos arenosos e argilosos, observando-se para cada situação as doses recomendadas em bula podendo ser aplicado tanto em soca seca como em úmida.

A multinacional destaca que o objetivo principal do Provence Total é o controle do banco de sementes presente do solo. Portanto, seja em plantios novos ou em cana soca, o produto deve ser aplicado em pré-emergência da cultura e das plantas infestantes. Outra característica do herbicida é seu longo efeito residual, que controla as plantas daninhas por um prolongado período de tempo dentro do ciclo da cultura. O resultado, segundo Manteufel, “é algo nunca visto, mesmo com a seca e geada que atrasam o fechamento da cana. Esse produto ajuda a superar os desafios. Por isso sempre recomendamos ao produtor olhar as características do produto que tem no mercado e olhar a ferramenta. E nós da Bayer temos esta ferramenta”, afirmou.

Rafael Factor Feliciano, técnico em desenvolvimento de mercado da Basf também falou sobre o impacto da seca e geada nos canaviais, lembrando que a sabra 20/21 teve boa produtividade no âmbito agronômico, mesmo com a seca já marcando presença em 2020, com aumento do ATR e com a pandemia que também trouxe desafios. “Estamos com uma quebra de safra. Tivemos de dois a três eventos sérios de geadas em algumas regiões que causaram impacto na produtividade. A geada também atrapalha a logística da colheita, pois muitos produtores tiveram que acudir as áreas afetadas. Há a preocupação com a formação das mudas. Assim entendo que vamos ter duas canas – uma com a idade cronológica e outra com a idade fenológica. Então tem que observar as questões das pragas – cigarrinha, broca, por exemplo. Vamos ter que conversar cada vez mais, buscar quem tem experiência e não vai ter como evitar investimentos para minimizar os impactos de dois anos de déficit hídrico, geadas e incêndios”, avaliou.

Feliciano também falou da contribuição que a Basf dá a agricultura, cuja história tem mais de um século e citou produtos importantes para o setor, como o Plateau, Regent 800 e Regent Duo, Comet, Opera, este muito usado no Triângulo Mineiro, o Neogrid, entre outros. De acordo com ele, a Basf tem produtos de alta eficiência que atua no manejo, e este ano ela oferece ao mercado o Entigris que auxilia e rotaciona a molécula, tem efeito rápido para reduzir o período de convivência da praga com a cana, entre outros benefícios significativos. “A gente aqui na Basf estuda para entender cada vez mais o comportamento da praga, pra que vejamos o ponto sensível visando controlá-las da melhor forma possível”, disse.

Já sobre estratégias, Ivandro Manteufel, lembra que o especialista Nilton Macedo falava sobre os extremos climáticos e os dois comportamentos com os estrategistas R e K. Sendo que o primeiro - R (Broca, Cigarrinha) - coloca muitos indivíduos para perpetuar no ambiente, tendo uma prole grande, mas que não é cuidada. Já o K, que são as formigas, têm poucos indivíduos, mas são bem cuidados. “E é por isso que tem que estudar. O R com clima adverso sofre impacto, porém tem potencial de multiplicar mesmo neste cenário. Enquanto os inimigos naturais vão de escada, a praga vai de elevador. A Bayer tem produto de controle de manejo – Belt, para controle e seletividade. O Certero para controlar a broca. Temos tecnologias diversas e inovadoras. O Curbics é oportuno para rotação de moléculas, seletividade e controle”.         

Ivandro Manteufel lembrou que a Bayer é uma empresa de tecnologia e inovação e há décadas contribui com a agricultura, tendo produzido o primeiro herbicida para o período seco – Provence, que deu ganhos operacionais, eficiência do controle, produtividade. “Em 2007 lançamos o primeiro inseticida que controlava a broca da cana, entre outros produtos pioneiros. Esse ano lançamos o Verano e conseguimos registro com baixa periculosidade para aplicadores, alta eficácia, entre outros benefícios. Temos uma plataforma de serviços que auxilia o produtor a entender melhor seu canavial, sempre com tecnologia e inovação”, disse ele.

Assim como Ivandro, Rafael Feliciano da Basf, destacou a importância da troca de experiência. No entanto, lembrou ele, que mais que discutir produtos, é necessário também discutir o manejo. “Temos muitos profissionais na Basf aptos a utilizar o melhor manejo, dar opinião e contribuir na resolução dos problemas e desafios. Não fazemos nada sozinhos, por isso colocamos a nossa estrutura a disposição do produtor para melhorar o manejo e elevar os patamares de controle” finalizou.

Os técnicos ressaltaram a importância de participar de eventos como a Megacana Tech Show, sendo uma experiência importante para troca de informações, visando contribuir com o setor.

A Megacana Tech Show é idealizada pela Canacampo e Siamig e tem a Agência Solis como realizadora. A feira é patrocinada por grandes empresas e multinacionais do setor: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro). Totalmente virtual, a Megacana terá 18 programas até o dia 09 de dezembro, todas às quintas-feiras, 19h, pelo site www.megacana.com.br ou youtube.

Da redação

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