NOTÍCIAS

Para Tejon agronegócio brasileiro oferece oportunidade de A a Z

Em sua participação na Megacana Tech Show, a maior feira sucroenergética do Brasil, ocorrida nesta quinta, dia 19, uma das maiores autoridades do agronegócio, José Luiz Tejon, falou sobre as potencialidades do agro, de crise e de oportunidades.

Segundo Tejon é preciso pensar no potencial brasileiro daqui para frente.  A crise, disse, não é agradável e tem seu impacto em tudo para o negócio brasileiro. Ele destaca a informação da Conab que estima uma diminuição da cana em 9,5%, ou seja, menos açúcar e menos etanol. “Mas tudo está em acordo, não positivo, mas em acordo com o que tem significado com a agropecuária como um todo nesta pandemia. Milho, por exemplo, está para o agronegócio, com o aço está para a indústria e teve uma quebra de 20 milhões de toneladas. Com relação aos preços e custos para as próximas lavouras, estima-se que seja superior em cerca de 50% do que foi a safra anterior”, destacou.

Para Tejon, o que vai ser importante é a gestão. Tudo aquilo que as novas tecnologias permitir fazer no sentido de evitar erros e desperdícios, utilização correta dos insumos no sentido de avançar em produtividade e rentabilidade, deve ser feito. Desta forma, continua Tejon, o setor também contribuirá para o meio ambiente.

Em relação mercado internacional, Tejon lembra que há mercado para tudo: açúcar, milho, soja, proteína animal e muito mais, com um potencial extraordinário.  Ele afirmou ainda que a ministra Tereza Cristina tem aberto este mercado, mas, em conversa com ele, destacou que é preciso ter juízo. “Ou seja, cabe empreendermos e concretizarmos o acesso ao mercado. O Brasil tem potencial do A do abacate ou Z do zebu. Vamos passar dificuldade e uma crise de custos, mas é na dificuldade que forjamos os grandes negócios. Vamos dar um grande salto no agronegócio brasileiro”, finalizou.

Mais conteúdo - No painel “Dia de Mercado”, da Megacana Tech Show também ocorreu a participação do engenheiro agrônomo, Christian Menegatti, gerente de marketing de cana-de-açúcar da FMC e Rodrigo Miranda, diretor da H2Copla. Mediado por Rodrigo Piau, coordenador agrícola da Canacampo, o painel trouxe informações sobre os insumos produzidos pelas duas empresas e seus benefícios para a produção de cana-de-açúcar.

Em relação à FMC, o gerente destacou que a empresa é líder no negócio de cana-de-açúcar há 15 anos, sempre com inúmeras ferramentas para aumentar a produtividade, no sentido de combater os principais vilões que prejudicam a produção. Ele também destacou o papel do Altacor, esclarecendo que o produto pode ser aplicado no solo com segurança. Segundo ele, o Altacor “sobe” pela planta, controlando a broca “lá em cima”, sendo um produto de alta tecnologia, amplo espectro e que tem feito à diferença na produção de cana.

Por sua vez, Rodrigo de Miranda, falou sobre o H2Copla que é uma proteína, da PHC Brasil, que “ajuda a planta a usar todos os outros recursos fornecidos a ela de maneira mais eficiente, seja sol, chuva ou fertilizante, por exemplo. É um produto orgânico e inerte para o meio ambiente, ativando apenas a planta. Ou seja, não há resíduo na produção, sendo proteína é natural”.

Já no painel “Megacana Tech”, a participação foi da Ubyfol, por meio do seu gerente regional Diego Funai, que destacou os 36 anos de existência da empresa, comemorados agora. Ele também conta que a empresa recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o premio a Granja do Ano.

Ele também falou das duas inovações que a Ubyfol está oferecendo ao mercado, que é o Verdatto, que é destinado ao manejo e visa promover maior atividade fotossintética e enzimática na cana e tem como principal objetivo proteger a plantação contra o período de restrição hídrica, tornando a cana mais tolerante à seca e retomando seu processo com maior rapidez, sendo mais resistentes aos abióticos, promovendo preservação de TCH e ATR do canavial.

Já o Matura +, segundo Diego, vem trazer praticidade ao produtor e fazer com que o processo de maturação da cana seja bem-sucedido, contribuindo com o aumento do açúcar total recuperável (ATR) e chega na sua versão líquida, possibilitando que as dosagens sejam feitas de maneira mais fáceis e precisas. “A Ubyfol tem identidade com o campo e pioneirismo no setor”, finalizou.

A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, e pode ser acessada por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira.  Serão 18 programas da Megacana TV até o dia 09 de dezembro. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização