NOTÍCIAS

“O BRASIL QUE DEU CERTO”, DIZ BERNARDINHO SOBRE O AGRONEGÓCIO

 

Abrindo o ciclo de palestras da maior feira do setor sucroenergético do Brasil, a Megacana Tech Show, Bernardinho, um dos maiores técnicos vencedores do esporte brasileiro, falou sobre eficácia e sustentabilidade.  A palestra foi transmitida no dia 19, quinta-feira pela Megacana TV, através de link no site e youtube. Segundo o técnico, a cultura da excelência tem muito a ver com o agronegócio, que sempre traz melhorias e progressos permanentes.

Bernardinho destacou que as quebras de safra e questões climáticas foram situações que o levaram a falar sobre motivação na palestra, pois diz respeito à paixão pelo que se faz, que é como o homem do campo trabalha. Paixão é o primeiro pilar da motivação, o segundo é a necessidade. “Fazemos o que fazemos por paixão ou necessidade, é isso que move as pessoas. Elas se inspiram por aquilo que a gente faz, e não pelo que a gente fala. A liderança vem pelo exemplo e é sempre importante ter isso em mente”,destacou.

Para o técnico é preciso que as lideranças, em todos os setores, estabeleçam o ambiente de confiança e de respeito, que vem da integridade e transparência, bem como de trabalhar como um time.  Como ele citou ninguém é isolado, pois todos devem ser relacionar como uma empresa, que deve ter o esforço coletivo.

Capacitação contínua

Bernardinho revelou ainda que algo que sempre o abominou foi o “sempre fizemos assim”. Para ele, seja na quadra ou na empresa, é preciso buscar a evolução permanente. “O único elemento que controlamos é o quanto de trabalho que colocamos no processo. O talento vem conosco, mas o trabalho depende de cada um, do suor, da determinação. A esperança tem que alimentar sua equipe com o inconformismo. Uma empresa de sucesso tem um campeão com espírito de aspirante, que quer sempre aprender mais. Por mais que a gente ganhe, tem alguém no mundo fazendo algo melhor. E a obrigação dos lideres é tentar trazer isso. Se não sabemos como funciona, temos que entender, ter humildade diante da missão e aprender”, destacou.

Para o técnico outro fator de sucesso é a disciplina, que segundo ele, tem  a ver com aquilo que a gente tem que fazer, pois ela desenvolve hábitos de excelência. Também é importante ter resiliência e aprender a dizer não. Ainda utilizando o setor sucroenergético como exemplo, Bernardinho lembrou que no agro é assim: tem mudanças climáticas, quebra de safra, mas as lideranças seguem em frente. “Olham para frente, o que pode ser feito, assumem responsabilidades e buscam entender. Continuam a trabalhar com a mesma intensidade de antes. Mais difícil que chegar lá é se manter lá”, afirmou.

Coletividade

Ainda durante a palestra, o treinador lembrou que quem é líder e tem equipe precisa enfrentar as dificuldades juntos e não apontar erros. É preciso buscar soluções como equipe, pois em última instancia a responsabilidade é do líder. Ele ainda ressaltou que a fé não torna nada mais fácil, mas mostra que é possível.

“O vencedor é apenas um perdedor que tentou mais uma vez. A dor pode ser temporária, mas a desistência é para sempre”, afirmou ele, ao citar frases de personalidades mundiais. 

Ao finalizar, Bernardinho afirmou que o agro é o Brasil que deu certo, pois tem determinação, trabalho duro, sendo um setor que exige inovação e dedicação permanente. “A dureza do campo devido à rotina faz e continua fazendo o setor o motor do Brasil. Se fosse fácil, não seria nosso. Então desejo a todos força para superar as dificuldades, pois vocês são o Brasil que deu certo”, finalizou.

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização