A CANA-DE-AÇÚCAR É RESPONSIVA À APLICAÇÃO FOLIAR DO YARAVITA BIOTRAC?
A cana-de-açúcar é largamente plantada no Brasil com uma área de mais de 9 milhões de hectares, e a busca por aumentar a eficiência no processo de produção desta cultura é constante. Além dos estresses bióticos, tais como pragas e doenças, a cana-de-açúcar está sujeita a diversos estresses abióticos, tais como desbalanços nutricionais, déficits hídricos e altas temperaturas.
Neste contexto, foi pressuposto que a aplicação do YaraVita BIOTRAC, uma solução que combina os nutrientes nitrogênio, potássio, boro e zinco com o extrato da alga Ascophyllum nodosum, seria eficiente em proporcionar plantas mais resilientes às condições ambientais adversas e maior rendimento da cana-deaçúcar. Assim, dois experimentos foram conduzidos no município de Sales de Oliveira (SP) com cana-de-açúcar (3° corte), na safra de 2018/19, para avaliar a aplicação do YaraVita BIOTRAC.
No primeiro e segundo experimentos foram utilizadas as variedades RB855156 (ciclo precoce) e RB855536 (ciclo semiprecoce), respectivamente. O YaraVita BIOTRAC foi aplicado via foliar, em aplicação única, no período de perfilhamento da cultura, aos 180 dias após a rebrota na variedade RB855156 e 150 dias na variedade RB855536, numa vazão de 150 L ha-1 . Em ambos os experimentos foram testadas as doses de 0,5; 1,0; 1,5 e 3,0 L ha-1 , e um controle sem a aplicação do produto.
Após a aplicação dos tratamentos, houve um período de estresse hídrico no final do mês de dezembro/18 e durante o mês de janeiro/19, acompanhado de altas temperaturas, com média máxima de 37 °C. A aplicação foliar do YaraVita BIOTRAC aumentou a produtividade (TCH) da cana-de-açúcar em até 19 t ha-1 (aproximadamente 20%) com a aplicação de 3,0 L ha-1 quando comparada as plantas que não receberam aplicação do produto (dados médios dos dois experimentos - Figura 1A).
Com o aumento da produtividade de cana-de-açúcar, foi verificado aumento linear na produção de açúcar (em t de açúcar ha-1 - TAH), sendo que a aplicação de 3,0 L ha -1 de YaraVita BIOTRAC proporcionou ganhos em torno de 27% na produção de açúcar em relação ao controle (Figura 1B).
Contudo, as doses do YaraVita BIOTRAC não influenciaram na concentração do açúcar total recuperável (em kg por t de cana - ATR).
Em conclusão, o aumento da produção da cana-de-açúcar foi linear de acordo com o aumento das doses do YaraVita BIOTRAC, com um ganho líquido* de aproximadamente 10,3 t ha-1 em TCH quando foi aplicado 1,5 L ha-1 , dose essa que proporcionou o maior retorno no investimento (ROI), na proporção de 3,9**. Assim, a recomendação para a aplicação foliar do YaraVita BIOTRAC em cana soca é de 1,0 a 1,5 L ha-1 entre setembro e novembro (90 a 120 dias após a emergência).