NOTÍCIAS

CEOs FALAM SOBRE OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DO SETOR

Durante o primeiro programa desta 13ª edição da Megacana, os CEOs Jorge Petribu (Grupo Petribu), Mário Lorencatto (Grupo Coruripe) e Carlos Eduardo Turchetto Santos (CMAA), mediados pelo jornalista Josias Messias do Jornal Cana, falaram sobre o mercado da cana-de-açúcar. Santos, da CMAA comentou sobre os problemas com a geada, mas que todos tem se desdobrado para reverter o quadro. Ele foi seguido por Lorencatto que reafirmou os problemas, destacando ainda, além da geada, o período prolongado da estiagem, mas garantiu que há um trabalho incansável para que todos vençam os desafios visando cumprir os compromissos.

Jorge Petribu também falou sobre os problemas climáticos, que no nordeste tem desafios grandes, visto a necessidade de irrigação e a busca por equipamentos e insumos na região sudeste. Durante a entrevista, o CEO Mário Lorencatto falou sobre as tecnologias utilizadas no setor, que cada vez mais segue avançado. Ele reforçou que a Coruripe segue afinada com a tecnologia, inclusive na questão da irrigação na usina do nordeste. “Mas vamos precisar ver como será na usina do Triângulo, pois realmente já estamos indo para o terceiro ano com a estiagem desta forma. Vamos discutindo e trabalhando alternativas”, destacou Lorencatto.

Sobre as perspectivas futuras, os CEOs falaram sobre sustentabilidade e eletrificação dos veículos. Jorge Petribu disse que o setor pode contribuir muito para a diminuição da poluição do planeta. Já Mário Lorencatto destacou que o setor está otimista, em que pese à questão climática. Segundo ele os preços estão bons e citou, como exemplo, a ação governamental na Índia que vai ampliar a produção de etanol, o que impacta no açúcar, trazendo um novo equilíbrio para o setor. Sobre as questões de poluição, ele afirmou que todos terão que fazer a lição de casa, bem como a questão do carro elétrico que segue avançando. Santos também se mostrou otimista em relação às questões que envolvem a eletrificação dos veículos e sobre a venda de energia, entre outros projetos que estão sendo discutidos. “É nos desafios que criamos oportunidades”, afirmou.

Mercado Financeiro – Ainda na estreia da MEGACANA TV, houve a participação de Rafael Furlanetti, sócio diretor da XP Investimentos. No painel “Mercado Financeiro com o Furlanetti”, o economista destacou que a XP sempre teve DNA Agro. “Agro que carrega o Brasil nas costas. Commodities subiram e em dólar. Todo o setor agro está acompanhando, pois demanda produtos. Vejo com muito otimismo o segmento do Agro. 80 bi de dólar positivo em 2020 e este ano está indo bem também. O agro, contribuiu, contribui e vai contribuir ainda mais, e vai dar alegria para nossa economia”, destacou Furlanetti, falando ainda sobre a importância da ESG, nas empresas e crédito de carbono.

A Megacana tem como patrocinadores algumas das mais importantes empresas do mercado, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).

Da Redação

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização