NOTÍCIAS

PREVISÃO DE MAIS GEADAS NO SUL E EM SÃO PAULO

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alertou para riscos de geadas nesta semana em lavouras de regiões produtoras que se estendem do Rio Grande do Sul ao sul de São Paulo. As baixas temperaturas podem afetar, principalmente, o desenvolvimento da segunda safra de milho e de plantações de trigo em estágios mais avançados, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Não há alertas significativos para geadas no sul de Minas Gerais, região mais afetada pelo evento climático de julho, que atingiu principalmente os cafezais. Os produtores de café negociam uma linha de crédito para recuperação das lavouras de até R$ 1 bilhão.

Em boletim, a Conab destacou, também, a previsão de clima mais seco em toda a região Sul do país. No Paraná, a falta de chuvas pode atrapalhar as lavouras de milho em fase de enchimento de grãos e os campos de trigo em desenvolvimento. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina o armazenamento hídrico está em níveis suficientes para o desenvolvimento das plantas na próxima semana.

Também não há previsão de chuvas para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte e para boa parte do Nordeste, o que favorece a colheita de milho e algodão. No caso da fibra, o índice de colheita chega a 45,4% em todo o país. Em Mato Grosso, as operações de colheita avançaram, chegando a 63,4% da área total cultivada. Em Mato Grosso do Sul, por sua vez, a colheita já ocorreu em 50% da área total cultivada, sem registro de danos por geadas na última semana.

Fonte - Valor Econômico

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização