A CADEIA PRODUTIVA DO AGRONEGÓCIO OFERECE UMA INFINIDADE DE OPORTUNIDADES PARA QUEM INOVA NAS VENDAS
Para entender a importância do Agronegócio na economia brasileira e perceber a grande oportunidade de negócio que este segmento representa, basta observar alguns números. O PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro chegou a 24,31% em 2020, alcançando a participação de 26,6% no PIB Brasileiro. Esta participação em 2019 foi de 20,5%. Já em valores monetários, o PIB do País totalizou R$ 7,45 trilhões em 2020 e o PIB do agronegócio chegou a quase R$ 2 trilhões.
Com estes dados fica claro a importância deste segmento e como vender para esta cadeia produtiva pode ser vantajoso. É preciso lembrar que estamos falando de insumos, produtos, maquinários e serviços, que chegam até à ponta que é o produtor final, bem como o inverso. Ou seja, da venda também do que é produzido, para o consumidor final. É uma vasta cadeia produtiva, com inúmeras possibilidades.
Mas saber vender é primordial para o sucesso do seu negócio. É preciso entender o cliente, conhecer as vantagens, desvantagens e abrangência do seu negócio, além de conhecer o produto que ele quer oferecer ao mercado na outra ponta. Conhecer e utilizar as ferramentas de marketing existentes é essencial. Tanto as digitais, quanto as tradicionais. Há espaço para as diversas mídias.
Todas estas ferramentas devem se unir também ao relacionamento com o cliente antes e após as vendas. É isso que irá fazer com o que cliente compre novamente e se fidelize. Um exemplo: Após a primeira venda, utilizando ferramentas de marketing digital, é possível encaminhar descontos e promoções de forma instantânea, o que permite inclusive, que o cliente retorne na sequência para esclarecer dúvidas, ou mesmo para adquirir o produto.
Além de fidelizar e garantir que os clientes retornem, a satisfação com o atendimento, com a agilidade e com as oportunidades que o vendedor oferece, fará com que eles também indiquem o serviço para outras pessoas, que certamente irão priorizar o fornecedor que proporcionou uma boa experiência para outro cliente. Por isso, além das mídias tradicionais como TV, Rádio e jornais, trabalhar com as mídias digitais é de suma importância.
Importante destacar que, atualmente, os profissionais da área de marketing tem uma gama de ferramentas que podem conduzir o processo de venda de produtos de forma simplificada e eficiente, conseguindo administrar as informações de forma a verificar o resultado das estratégias adotadas. Sem contar que a tecnologia na comunicação, vem para tornar os processos eficientes e menos burocráticos, proporcionando assertividade de ações, reduzindo o contato presencial, mas agilizando o processo em todos os seus segmentos: venda, distribuição e feadback. Importante lembrar ainda, que especificamente no Marketing Digital, há custos menores que na publicidade tradicional e com resultados excelentes.
O segmento do agronegócio tem uma infinidade de possibilidades, saber trabalhar com as ferramentas certas para vendas, é garantia de espaço neste mercado que trabalha na casa do trilhão de reais.