Faça a reserva do seu stand, AGORA!
Clique aqui.

NOTÍCIAS

MME e EPE apresentam caderno do Plano Nacional de Energia 2055 ao Ministério do Planejamento e Orçamento

MME e EPE apresentam caderno do Plano Nacional de Energia 2055 ao Ministério do Planejamento e Orçamento

As principais tendências e incertezas que impactam o sistema energético nacional, identificadas por meio de um mapeamento detalhado do Plano Nacional de Energia (PNE) 2055, foram apresentadas durante o webinar promovido pelos ministérios de Minas e Energia (MME) e do Planejamento e Orçamento (MPO), na última terça-feira (28/01).

O evento "Cenários Energéticos do PNE 2055", realizado de forma virtual, contou com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A iniciativa reflete o compromisso do Governo Federal em promover um debate aprofundado sobre os caminhos estratégicos para o futuro energético do Brasil. Com foco em construir uma visão compartilhada, o evento busca contribuir para a construção de um cenário energético mais sustentável, alinhado às necessidades e desafios do país.

O secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, destacou que o espaço contribui para fortalecer os alinhamentos de planejamento. “O setor energético tem uma longa tradição de planejamento e tem uma instituição dedicada a esses estudos, que é a EPE. O MME traça diretrizes para o planejamento energético, conforme as políticas públicas e articulação com os demais planejamentos setoriais”, afirmou.
Para Barral, o planejamento significa trazer percepções dos cenários para minimizar riscos de investimentos para os agentes e para as políticas públicas. Ainda de acordo com o representante do MME, o PNE 2055 pode trazer grandes contribuições para a Estratégia Brasil 2050.

A metodologia e os resultados do documento podem ter relevante interface com o planejamento de outros setores da economia brasileira e com o contexto da construção colaborativa da Estratégia Brasil 2050. Um engajamento amplo é fundamental para a coerência dos planejamentos setoriais.

A secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ângelis, destacou que a questão energética é fundamental para o planejamento do Brasil que queremos, pois impacta diretamente o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das futuras gerações. “O engajamento de todos no processo de construção da Estratégia Brasil 2050 (EB2050) é essencial para moldarmos o Brasil do futuro de maneira colaborativa e construtiva”, ponderou.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, afirmou que o PNE 2055 é uma peça fundamental para o setor energético brasileiro, pois o documento orienta as políticas setoriais que subsidiam as decisões da atualidade. “Esses esforços darão um olhar para a transição energética, sendo que temos vários Ministérios e segmentos construindo esse planejamento”, disse.

Fonte: Gov.br

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização