Sistema Faemg Senar e CNA promovem painel sobre agroenergia
Uma das atrações desta 16ª edição da Megacana Tech Show foi o painel “Agroenergia - Sucesso e Desafios do Brasil e do Setor Sucroenergético”, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sistema Faemg Senar.
O debate contou com as participações do professor da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador nas áreas de agricultura, carbono e bioeconomia, Daniel Vargas, e do produtor rural Eduardo Lunardelli. A moderação foi da assessora de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Ana Paula Mello.
Entre os temas abordados, estiveram a transição verde, sob a perspectiva dos biocombustíveis e do transporte, a neutralidade do carbono e o desafio da tropicalização do verde. Para Vargas, a prioridade é criar e disponibilizar uma base nacional de métricas, metodologias, padrões e dados tropicais de emissão, ajustados à realidade nacional, para medir com precisão o balanço ambiental de cada produto em cada hectare do país.
“Este painel foi muito importante para abrir novas perspectivas para os setores do agro e de bioenergia, pensando em como devemos nos posicionar e nos aliarmos, institucionalmente e também a outros países, para ter voz nas mesas de decisão. Hoje, elas são basicamente do Hemisfério Norte e trazem parâmetros a serem cumpridos que não são adequados à nossa agropecuária tropical. A gente precisa ter força para sentar à mesa para influenciar isso”, concluiu Mello.
Parceria
O Sistema Faemg Senar é um dos parceiros da 16ª edição da Megacana Tech Show, em Campo Florido. Nesta quinta-feira (8/8), o vice-presidente secretário Ebinho Bernardes participou do painel sobre políticas públicas para o setor, e o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, foi um dos homenageados como personalidades do agro.
A Megacana Tech Show reúne produtores, especialistas, profissionais, empresas e entidades ligadas ao setor sucroenergético e é considerada a maior feira deste segmento em Minas Gerais. “É um evento super importante para a nossa agropecuária mineira. Falando de cana-de-açúcar e de etanol, nesta região que tem o maior volume de usinas. Junto com o Sindicato de Campo Florido, estamos conversando com os representantes das usinas, produtores e trabalhadores rurais”, disse Ebinho.
O evento é promovido pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG Bioenergia) e Associação dos Produtores de Cana de Campo Florido (Canacampo).
Juliana Fidelis (08/08/24)
Assessoria de Comunicação
Sistema Faemg Senar – Regional Uberaba