Mais usinas operam no início de 2024/25 após recordes de açúcar e etanol em 2023/24
A União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) projeta que mais usinas produtoras de açúcar e etanol estarão em operação em abril em relação ao mesmo período do ano passado. O mês marca o início da temporada de processamento de cana no Centro-Sul, principal região produtora do Brasil.
A Unica projeta que 131 unidades produtoras reiniciem as atividades na primeira quinzena de abril e outras 25 a partir do dia 15, de acordo com relatório publicado nesta sexta-feira, 12.
Com isso, o número de unidades em operação até o final da primeira quinzena do mês, o primeiro da temporada 2024/25, deverá totalizar 205 usinas, contra 167 unidades operando em igual período de 2023. Até o final de abril, o total deve atingir 230 versus 212 no ano anterior, estimou a Unica, representante dos produtores do Centro-Sul.
O ritmo de retorno das usinas após o período da entressafra pode sofrer alterações a depender das condições climáticas de cada região canavieira, acrescentou a entidade, enquanto o consenso do mercado acredita em um recuo na safra 2024/25 ante o recorde da temporada passada.
A moagem de cana do centro-sul do Brasil cresceu 6,5% na segunda quinzena de março, para cerca de 5 milhões de toneladas, enquanto a produção de açúcar aumentou aproximadamente 9%, com mais usinas em operação no período que antecedeu o início oficial da nova safra em 1º de abril, segundo a Unica.
A produção de açúcar, de 183 mil toneladas no período, é ainda pequena em relação aos meses de maior moagem, mas deve aumentar nas próximas semanas com mais usinas reiniciando os trabalhos já na nova safra 2024/25.
Já a produção de etanol somou 528 milhões de litros, alta de 37,4%, na última quinzena da safra 2023/24, uma temporada marcada por recordes com a recuperação da produtividade.
Por Roberto Samora - via Reuters
Imagem - Usina Copersucar - via Portal do Agronegócio