NOTÍCIAS

Banco avalia que preços do açúcar podem subir com proibição de exportação da Índia

Os preços internacionais do açúcar podem subir consideravelmente se a Índia implementar uma proibição de exportação, de acordo com avaliação do ING Bank.

“Relatos sugerem que a Índia provavelmente proibirá a exportação de açúcar pela primeira vez em sete anos na próxima temporada, que começa em outubro, por causa de chuvas mais fracas e rendimentos mais baixos”, explicam os analistas da instituição bancária.

Segundo eles, isso deve fornecer suporte aos preços do açúcar bruto, que atualmente estão em torno de 24 centavos de dólar por libra-peso no mercado futuro da Bolsa de Nova York (ICE Futures US).

“Declarações recentes de autoridades governamentais destacam a preocupação de que não haja açúcar suficiente para alocar às cotas de exportação, pois as chuvas irregulares provavelmente afetarão a produção ao longo de 2023/24 e também poderiam resultar em plantio reduzido para 2024/25”, dizem.

A proibição seria semelhante à que foi estabelecida para o arroz no mês passado, quando o país proibiu as exportações do tipo branco não-basmati para reduzir os preços domésticos, garantindo que o mercado interno tenha oferta suficiente e segurando a inflação.

Informações Dow Jones Newswires, via RPANews

Koppert
Ubyfol
Sebrae
Patrocinío Master
Apoio
Canacampo
Siamig
Agência
Realização