NOTÍCIAS

Potencializando o Futuro Sustentável do Brasil

setor sucroenergético do Brasil é um exemplo notável de evolução tecnológica e social, que tem se destacado como um pilar fundamental na economia do país.

O caminho trilhado desde os pequenos engenhos de pinga até os modernos parques industriais é um testemunho do compromisso com a inovação e a sustentabilidade, mas acima de tudo, com o valor dado ao capital humano.

E o futuro se mostra muito promissor para o nosso segmento. Como ressalta Luís Roberto Pogetti, presidente do conselho de administração do CTC e da Copersucar:

“Existem imensas possibilidades pela frente. Nunca teve tantas oportunidades quanto aquelas que a gente pode considerar hoje”. Em matéria nesta edição do jornal, o executivo lembra que não existe nenhum país do mundo, que tenha a capacidade e velocidade de expansão de produção, tal qual o Brasil tem, pela disponibilidade de recursos naturais que tem.

Nesta edição do jornal, uma entrevista com o economista Haroldo Torres, gestor de projetos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE), feita por Delcy Mac, destaca que o etanol celebra 2023 como personagem principal de pelo menos 5 tecnologias e oportunidades em fase de implementação, de desenvolvimento ou de pesquisa.

O setor cresce e este desenvolvimento já conquistado é refletido em nossa matéria de capa e mostra que uma tecnologia antes só vista em filmes de ficção científica, agora faz parte da rotina das companhias sucroenergéticas. O registro de ponto por reconhecimento facial virou sinônimo de redução de custos e melhoria na cultura organizacional da empresa.

“A ferramenta também proporciona um ambiente de confiança e segurança no armazenamento de dados, atendendo o que preconiza a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O DT Faceum: está hospedada na AWS, garantindo total segurança cibernética conforme os padrões de governança da legislação“, afirma Dimas Fausto, presidente da Dimastec, que desenvolveu a DT Faceum, ferramenta que vem sendo usada por muitas usinas, como Grupo Viralcool e Moreno.

A edição de agosto/setembro traz também os cases e inovações para otimização dos balanços de massa e energia, máxima recuperação de fábrica e qualidade do açúcar apresentados por usinas e especialistas no 10º SINATUB Balanços de Massa e Energia, Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar.

Especialistas também falam sobre um dos eventos que vem preocupando o setor: o florescimento do canavial, que pode causar prejuízos significativas para produtores de cana-de-açúcar. A edição também mostra uma pesquisa anual realizada pelo Centro de Cana-de-Açúcar, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que aponta que, nesta safra, 75% dos produtores adotarão o sistema de plantio de MPB. O censo estima a utilização de 172 milhões de mudas.

Via Nova Cana

Koppert
Ubyfol
Sebrae
Patrocinío Master
Apoio
Canacampo
Siamig
Agência
Realização