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Para CEO da Volkswagen, carro híbrido flex é solução local e não muito longa

O CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, veio ao Brasil para a comemoração dos 70 anos de produção da empresa no país. Durante uma entrevista coletiva com os principais executivos da Volkswagen do Brasil e da Argentina, Schäfer disse que o carro híbrido flex é uma solução local transitória de prazo não muito longo.

“O futuro é elétrico e ponto final, não há retorno”, disse Schäfer. “No caminho temos regiões que são mais lentas. Pelo tamanho do Brasil, ter toda a infraestrutura para carga vai levar bastante tempo, mas vai acontecer”.

Schäfer comentou também sobre a estratégia do carro híbrido flex. “O mercado local é muito pequeno para sustentar um modelo individual do carro num período muito longo”, observou.

Segundo ele, não faz sentido expandir o etanol combustível para fora do Brasil. “Não é correto deixar de produzir alimentos para investir em etanol”, disse. “Com a fome no mundo não dá para fazer isso”.

Ele disse que o Brasil ocupa apenas 1% da área para plantar cana-de-açúcar e que tem 90% de energia limpa para carros totalmente elétricos.

Preço do etanol será decisivo

O diretor da Volkswagen na América do Sul, Alexander Seitz, disse que o futuro próximo da marca no país será “uma mistura de carros globais com nosso carro brasileiro (híbrido)”. Ele destacou que nenhum carro roda no Brasil apenas com gasolina, pois o combustível leva 27% de etanol.

Seitz disse ainda que “o preço vai determinar se o abastecimento [do carro híbrido flex] será com gasolina ou com etanol”. E destacou: “Precisamos de ideias adicionais para o uso do etanol. As pessoas precisam usar mais o etanol. A redução de CO2 pode ser um fator de incentivo do uso do etanol”.

Na ocasião, a Volkswagen anunciou que investirá 1 bilhão de euros no Brasil para crescer 40% até 2027. Isso significa R$ 5,23 bilhões e o lançamento de 15 novos produtos até 2025. Entre esses carros estará o inédito modelo híbrido flex da companhia.

O fabricante alemão tem a meta de crescer até 11% a cada ano na América do Sul até 2030. Outro empreendimento que a empresa promete expandir no Brasil são os carros por assinatura, por isso o Volkswagen ID.4 elétrico será oferecido apenas nesse modelo ao custo de R$ 9.990 por mês.

Sergio Quintanilha, via NovaCana

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