Porto de Paranaguá espera exportar 1,92 milhão de toneladas de açúcar no trimestre
Terminais e operadores estimam que o embarque de granéis (soja, farelo e açúcar) de exportação pelo Porto de Paranaguá chegue a 9,43 milhões de toneladas nos próximos três meses, incluindo 1,92 milhão de toneladas de açúcar e 1,9 milhão de toneladas de milho.
O volume total é cerca de 32,5% maior que o embarcado de julho a setembro de 2022. Os embarques no porto em maio foram recordes.
A alta da demanda se deve principalmente à expectativa pela chegada da nova safra de milho. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da secretaria de estado da agricultura e abastecimento do Paraná, a expectativa é de colheita em torno de 14 milhões de toneladas.
A maior parte do milho exportado pelo Porto de Paranaguá tem origem no próprio Paraná.
Além disso, a expectativa também está alta para o açúcar. Segundo o gerente administrativo e financeiro da empresa, Osvaldo Inácio da Silva Junior, o volume expressivo de açúcar esperado para o terceiro trimestre do ano se justifica por diversos fatores.
“A produção de cana está sendo boa e os preços estão bastante atrativos para o exportador. Além disso, a expectativa de quebra de safra na Tailândia e na Índia, importantes mercados internacionais, faz com que os importadores reservem estoque na produção brasileira”, afirma.
Ainda segundo Inácio, houve um atraso na safra de cana neste ano. “O início da colheita se intensificou na segunda quinzena de abril. Então, agora, os exportadores estão correndo para cumprir os contratos. Aqui, estamos prontos para atender essa demanda”, completa.
João Vitor Castro
Com informações adicionais Portos do Paraná