Máquinas agrícolas: setor sofre com taxa de juros e incertezas econômicas
No caso das máquinas agrícolas, a queda foi ainda maior, chegando a 24,4% em relação ao mês anterior.
As exportações tiveram queda de 13,9% no mês, mas registraram alta de 8% no acumulado do ano. Já as importações de máquinas agrícolas recuaram 41,4% em abril e 76% no acumulado do ano.
Máquinas agrícolas: queda na receita e nos postos de trabalho
Além disso, os postos de trabalho na indústria brasileira de máquinas diminuíram quase 1%, com mais de 2.500 demissões em abril.
De acordo com a Abimaq, o setor de máquinas agrícolas vem registrando queda desde o último semestre do ano passado, pelas incertezas políticas e econômicas enfrentadas pelo país. A alta na taxa de juros também impactou o mercado.
A entidade espera uma melhora no fechamento do mês de maio, pela disponibilização da linha de crédito dolarizada e as vendas na Agrishow, feira de tecnologia agrícola realizada em Ribeirão Preto (SP). Há ainda uma expectativa de antecipação do lançamento do novo plano safra para a primeira quinzena de junho.
Alta nas exportações no acumulado do ano
Apesar da queda nas exportações e importações de máquinas agrícolas em abril, o acumulado do ano apresenta alta de 8% nas exportações. Já as importações recuaram 76% no acumulado do ano.
A diretora-executiva da Abimaq, Cristina Zanella, destaca que as incertezas políticas e econômicas afetam não só o setor agrícola, mas também outros setores da economia. Ela ressalta que a antecipação do Plano Safra pode dar um respiro ao setor.
Por UDOP, via Portal do Agronegócio