Bunge lança fintech de crédito rural no Brasil
A Bunge anuncia o lançamento no Brasil de uma fintech – empresa que usa tecnologia para oferecer serviços financeiros – desenvolvida para dar acesso do produtor ao crédito rural, a Fincrop.
A plataforma e a oferta de produtos relacionados contarão com recursos da própria empresa e do mercado de crédito, iniciando suas operações com cerca de US$ 500 milhões disponíveis para financiamento.
De acordo com a Bunge, a Fincrop atuará na conexão entre stakeholders do agronegócio e do mercado de crédito, oferecendo soluções digitais para avaliação de risco e acesso ao financiamento para produtores de grãos.
Soluções digitais para avaliação de risco
A Fincrop oferece dois produtos digitais principais e complementares. O primeiro é um serviço de análise de risco que permite às revendas do ecossistema da Bunge gerenciar sua carteira de clientes. O segundo é uma solução de crédito que facilita a conexão do mercado financeiro com os produtores de grãos. A plataforma conta com recursos da Bunge e do mercado de crédito, disponibilizando cerca de 500 milhões de dólares para financiamento.
Fintech utiliza expertise da Bunge
A iniciativa se baseia na expertise da Bunge, que possui um relacionamento com aproximadamente 12 mil produtores no Brasil e mais de 20 anos de experiência em operações de barter. A Fincrop consolida a posição da Bunge como elo entre o agronegócio brasileiro e o mercado de crédito, atendendo a uma demanda por produtos financeiros que conciliem risco controlado com critérios ESG comprováveis e verificáveis.
A Fincrop opera com três pilares-foco:
- avaliação de crédito por meio de algoritmos de inteligência artificial e machine learning;
- verificação de práticas sustentáveis com base em dados de monitoramento e rastreamento das propriedades; e
- formalização automatizada e digital de todas as etapas do processo.
Segundo a Bunge, a fintech desempenha um papel importante no Programa de Agricultura Regenerativa da empresa, que visa apoiar produtores rurais nas práticas de agricultura sustentável. Através de diagnósticos e planos de ação personalizados, a Fincrop facilitaria a conexão dos produtores com ofertas diferenciadas do mercado de crédito.
Via Canal Rural