NOTÍCIAS

UFV e Ridesa liberam duas novas variedades de cana-de-açúcar durante evento na Canacampo

A Universidade Federal de Viçosa e a Rede Interuniversitária Para Desenvolvimento do Setor Sucroenergético - RIDESA liberaram esta semana para o mercado, duas novas variedades de cana-de-açúcar, RB127825 e RB097217. O evento, que pela primeira vez ocorreu em uma cidade do interior, foi sediado pela Canacampo. A entidade é uma referência dentro do Setor Sucroenergético, com ações com o foco tecnológico, inovador, ambiental e social, atuando não só em Campo Florido, mas em toda a região. A Canacampo é uma entidade que completou 23 anos e presta um importante serviço aos produtores, com o apoio técnico de manejo do plantio até a colheita, introdução de viveiro primários de novas variedades, elaboração de projetos para financiamentos, apoio à incêndios, introdução de novas tecnologias, apoio diário na moagem da safra, tabela CTT, dentre vários outros serviços.

“Nos sentimos honrados em sediar este evento tão importante. Os representantes de todos os segmentos dentro da cadeia produtiva sucroenergética estiveram presentes: fornecedores, usinas, empresas e profissionais da área, universidades, associações, entidades classistas, entre outros. Isso demonstrou a força do setor e como esse trabalho da UFV e da Ridesa são impactantes para o mercado”, destacou o presidente da Canacampo, Ademir Ferreira de Mello Júnior.

O papel da UFV e da Ridesa para o setor, foi salientado pelo reitor Demétrius David da Silva, que destacou a parceria do público com o privado e os resultados importantes e positivos que a universidade e a rede têm oferecido ao setor. Quem também esteve presente e enfatizou a importância do trabalho feita pela universidade para o segmento, foi o presidente da Siamig, Mário Campos, que destacou ainda, a importância do setor sucroenergético para a economia.

Informações técnicas – A variedade RB127825 apresentou alta produtividade, com destaque para a ampla adaptabilidade aos diferentes ambientes de produção. Ótimo perfilhamento e fechando de entrelinhas. Florescimento e incorporação raros. Teor de fibras médio. Tolerante às principais doenças da cana-de-açúcar. Recomendada para plantio em ambientes de baixo a alto potencial produtivo, em solos de textura mais argilosa ou arenosa. Variedade destacada pela tolerância à seca nos diferentes estágios fenológicos e pela ótima recuperação da planta após sofrer geadas. PUI longo. Também muito tolerante a herbicidas.

Já a variedade RB 097217 possui alto teor de sacarose e baixo teor de fibra. Exigente em fertilidade do solo. Florescimento raro, mas possível isoporização dependendo do ambiente de cultivo. Perfilhamento médio e com bom fechamento de entrelinhas. Tolerante às principais doenças da cana-de-açúcar. Recomendada para plantio em ambientes de alto potencial produtivo. PUI médio. Variedade destacada pela tolerância à seca na fase adulta e pela tolerância a campo a Diatrea saccharalis.

Participantes -  FAEMG, ORPLANA, APROVALE, ASFORAMA, UBYFOL, Corteva, Valoriza Fertilizantes, MWR, GKRASTRL, Usina Coruripe, Usina Itapagipe, UFV, PMGCA-UFRPE, Delta Sucroenergia, Nova Terra, BEVAP, AGRO Canabarro, Pollyfertil, Acess Biotech, UFAL, GTS, UFPR, Fazenda São Marcos, Regional Agro, Protec, Union Agro, Bp Bungue, Prefeitura Municipal De Campo Florido, Prefeitura Municipal De Pirajuba, Fazenda Santo Antônio, AGRO 7, Fitoagro, Aprocau, TT Do Brasil, UFMT, UFG, Usina Santo Ângelo, UFSCAR, Cavalcante Agrícola, UFU, Araporã Bionergia, Sumitomo Chemical, Fazenda Santa Maria, Contim Agropecuaria, Smartbreeder, WD Agroindustrial, Copercana, Serquimica, Fazenda Boa Esperança, São Sebastião, Avil Agrícola, Câmara Dos Deputados, Inova Agro ,Fazenda São Marcos, STA Tech Cana, SPTC/SP, Usina CRW, Canavale, FAZU, C.R.A, Biotrop, Bioenergética Aroeira.

Assessoria Megacana

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização