Centro-Sul do Brasil em alerta: Chuva pode chegar com queda de granizo e forte rajada de vento
O Centro-Sul do Brasil terá uma sexta-feira (3) de bastante instabilidade e muita chuva. Segundo informações da Climatempo, uma grande área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, Paraguai e norte da Argentina, deixa boa parte da região em alerta para temporais.
O sistema em atuação favorece a formação de nuvens carregadas e além da chuva forte, a consultoria alerta para risco de granizo e rajadas de vento. Desde ontem já são registrados ventos intensos e a tendência é que a condição se mantenha ao longo do dia.
"A região de Caçapava do Sul acumulou 126 mm apenas em 12 horas, entre 15h50 do dia 2 e 3h50 da madrugada desta sexta-feira, 3 de fevereiro. Para esta sexta-feira, só não tem previsão de chuva para o sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Uruguaiana", afirma a publicação.
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê muita chuva no Centro-Sul do Brasil nas próximas 24 horas. No Paraná, a previsão é de chuva em todas as áreas do estado, com acumulados que podem chegar a 50mm.
Também chove em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, no entanto, as chuvas não chegam para todo mundo, conforme já indicavam as previsões. A região oeste do estado não deve receber precipitação significativa e nas demais, a chuva deve manter irregularidade.
Segundo o produtor Rudinei Erpen, produtor rural em Lagoão/RS, no Centro do estado, as lavouras de soja também estão sentido os impactos da falta de chuva. "As lavouras de soja na localidade estão comprometidas em função da falta de chuvas e o produtor rural até já considera não colher. A colheita na localidade está prevista para iniciar na metade de março", relatou ao Notícias Agrícolas.
O modelo prevê ainda condição para chuvas volumosas no centro-sul de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Nos dois estados os acumulados podem chegar a 40mm nas próximas 24 horas.
Nas demais regiões do Brasil o destaque fica para o Mato Grosso, que deve receber chuva em boa parte do estado. Em alguns pontos os acumulados podem ultrapassar os 60mm no período. Ainda no Centro-Oeste, Goiás também pode ter chuva nesta sexta-feira (3), mas com volumes mais baixos.
No Matopiba, há áreas de instabilidade no Maranhão, Piauí e Tocantins, mas também com volumes mais baixos quando comparados com as demais regiões do país. Na Bahia, chuvas isoladas podem ocorrer na região oeste.
Por Virgínia Alves, via Notícias Agrícolas