NOTÍCIAS

Exportações de etanol têm um avanço de 51,72% em relação à safra 2021/22

O mês de outubro foi marcado pela saída robusta de etanol das usinas, o que acarretou variações positivas no total do mês frente ao observado no mesmo de 2021.

Em outubro, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 2,52 bilhões de litros de etanol, o que representa um aumento de 16,16% em relação ao mesmo período da safra 2021/22. Os dados são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

No mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado foi de 1,31 bilhão de litros, o que significa um aumento de 3,52% em relação ao mesmo período da safra anterior. As vendas domésticas de etanol anidro totalizaram 941,90 milhões de litros, o que representa um crescimento de 11,75%. No acumulado da safra, foram comercializados 9,58 bilhões de litros de hidratado domesticamente (-3,87%) e 6,31 bilhões de litros de etanol anidro (+5,29%).

Para o mercado externo foi registrado um volume robusto de vendas no mês. O volume de etanol hidratado comercializado foi de 104,43 milhões de litros (+139%).

Já para o etanol anidro, registrou-se 167,50 milhões de litros (+709%). Ao todo, as exportações de etanol pelas unidades produtoras foram de 271,93 milhões de litros no mês (+322%). No acumulado da safra, esse volume atingiu 1,51 bilhão de litros – um avanço de 51,72% em relação à safra 2021/22.

Desde o início da safra 2022/23, as unidades produtoras comercializaram 17,40 bilhões de litros de etanol, o que representa um avanço de 2,63% em relação ao mesmo período da safra anterior. Desse volume, as vendas de etanol hidratado totalizaram 10,15 bilhões de litros (-4,18%); já as de anidro, 7,25 bilhões de litros (+13,97%).

Mercado de CBios

Dados da B3 mostram que, até o dia 08 de novembro, 26,23 milhões de CBios foram emitidos em 2022. A respeito do volume negociado e posse de créditos, até a data supramencionada, a parte obrigada do programa RenovaBio já adquiriu cerca de 30,5 milhões de créditos de descarbonização.  Esse volume representa 83% da meta de aquisição total para o ano corrente.

Por Andréia Vital, via Jornal Cana

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização