NOTÍCIAS

Brasil não deve esperar dados altistas de açúcar da Índia

Os produtores de açúcar que costumam embarcar nos dados de produção da Índia é bom que não assinem o relatório divulgado nesta segunda (17). Nova York não caiu (cede a 18,73 c/lp) e não deverá cair nas contas de baixa dos seus colegas indianos.

A Indian Sugar Mills Association (Isma) informou que sua oferta total será de 36,5 milhões de toneladas, de outubro a setembro 23, descontado o "grande detalhe" sobre os prognósticos que a representação industrial do país oferece, safra sim, outra também.

Sempre são superestimados, ou conservadores no início, para finalizarem os ciclos com volumes bem maiores, reflete a Safras & Mercados.

Desse modo, se bater em 38 milhões/t, ou até 40, não será surpresa, assina o analista Maurício Muruci.

Na temporada 21/22, concluída em 38,5 milhões/t, no começo da moagem, em outubro de 2021, a Isma afirmou que seriam 33 milhões/t. E, assim, sucessivamente, até quando em safra ruim, estimada em 27 milhões//t, foi fechada em 33, segundo as contas de Muruci.

Outro ponto levantado, que não ajudará em levantar os preços da commodity, sobretudo quando a safra atual brasileira do Centro-Sul acabar e os embarques indianos ficarem mais cheios, é em relação ao volume de exportações.

A Safras fala que acabará sendo de 12 milhões/t. A Isma já divulgou que serão 8.

Pode até ser até dentro da cota fixada pelo governo, mas a diferença para a perspectiva da consultoria brasileira leva em conta o que acabará saindo com subsídio.

Mesmo que haja notícias de que o governo esteja incentivando a maior produção de etanol, não assinem também, informa a Safras & Mercado.

Para completar, o Brasil vai para um final de safra mais açucareiro, a nova (23/24), a partir de abril também não deve ser diferente -- a seguir o cenário de segundo plano do etanol hidratado -, e com maior quantidade de cana para ser moída com as chuvas dando sequência ao desenvolvimento das lavouras.

Por Giovanni Lorenzon, Money Times, via UDOP

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização