NOTÍCIAS

Augusto Cury encerra programação do Megacana Tech Show

O autor do best-seller “O Vendedor de Sonhos” e idealizador do programa da Escola da Inteligência, Augusto Cury, superlotou o auditório no último dia do Megacana Tech Show 2019, evento realizado nos dias 07 e 08 de agosto em Campo Florido (MG). Com mais de 30 milhões de livros vendidos somente no Brasil, Cury conversou com muita sensibilidade, e arrancou muitas risadas, do público que assistiu com muita atenção à sua palestra “Gestão da Emoção – Qualidade de Vida no Século XXI”.

Permanecendo sentado, em função de uma cirurgia no pé, o psiquiatra, pesquisador e escritor conseguiu prender totalmente a atenção do público durante a apresentação de algumas de suas ferramentas de Gestão da Emoção. Entre os alertas apresentados por Cury, ele destacou que ainda agimos na condição do bateu x levou e, geralmente, perdemos um mundo de oportunidades em função de nossas ações inconscientes. Ele explicou que perdemos momentos incríveis ao lado de pessoas queridas por orgulho, apontando mais os erros do próximo do que elogiando seus acertos, bem como esquecendo as nossas próprias imperfeições. 

Segundo o escritor, diante das situações de estresse da vida cotidiana, da violência nas cidades e da falta de empatia uns com os outros, julgamos nossa conduta como única, criamos modelos mentais estáticos e metódicos. Quando algo foge do nosso controle, nos tornamos radicais e nossos próprios algozes durante esse processo, porque não exercitamos a resiliência, perdemos a capacidade de nos perdoar e perdoar ao próximo, nos fechando no nosso mundo impenetrável. “Estamos vivendo tempos difíceis. Cada vez mais conhecemos as entranhas do pequeno átomo e dominamos o espaço, mas estamos abandonando o planeta mente. Temos, em nossa psique, mais cárceres do que nas cidades mais violentas do mundo. Parece que somos peritos em atuar no mundo de fora, mas infelizmente, meninos no território da emoção”.

Augusto Cury ressaltou que estamos na era dos mendigos emocionais, um termo novo, cunhado pelo próprio psiquiatra, para denunciar a maneira como estamos vivendo atualmente. “Muitos moram em palácios, mas são miseráveis no único lugar em que é inadmissível sermos paupérrimos, ou seja, dentro de nós mesmos. Uma pessoa que mendiga o pão da alegria precisa de muitos eventos para sentir apenas algumas migalhas de prazer. Já tratei de celebridades e esportistas número um no mundo, mas vi com muita tristeza que o sucesso exterior, os aplausos que vem de fora, a superação de obstáculos no teatro das artes, empresarial ou social não garantem que sejamos seres humanos que contemplam o belo”, frisou.

Augusto Cury citou o elogio das qualidades humanas, que devemos fazer diante do espelho e diante das pessoas com as quais convivemos, como medida considerada mais importante para o enfrentamento dessa mendicância emocional. Segundo ele, quando apontamos os erros dos outros, criamos gatilhos mentais e traumas emocionais que minam nossa capacidade de sermos felizes e de realizarmos grandes obras no teatro da vida. 

Após mais de uma hora de palestra estimulante, o escritor, com muita simpatia, tirou fotos com os presentes e ainda autografou diversos livros.

 

Thassiana Macedo (08/08/2019)

Assessoria de Imprensa

Megacana Tech Show

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização