NOTÍCIAS

Mercados de melaço fazem uma pausa

Os mercados de melaço de cana e beterraba enfrentaram um período incomumente volátil em 2022, não muito diferente da maioria das outras commodities. Como todos os mercados tiveram que se ajustar a custos crescentes, custos de energia mais altos, interrupção de rotas comerciais, movimentos voláteis de câmbio e melaço não ficaram imunes. Parece que podemos estar caminhando para um período de estabilidade no mercado de melaço.

A sustentação da estabilidade é o fornecimento de melaço ao mercado. A oferta de melaço de cana indiano para o mercado de exportação permaneceu consistente nos últimos meses e a nova safra deve começar em breve, devemos continuar vendo uma boa oferta no mercado. A principal questão é a volatilidade contínua no mercado de frete de navios-tanque, mas os Fretadores continuam esperançosos de que agora poderíamos ter testemunhado o pico nas taxas de frete de navios-tanque.

A estabilidade no mercado de beterraba é relativa, testemunhamos um grande aumento nos níveis de preços após a invasão russa da Ucrânia e desde então nos estabelecemos nesse nível mais alto, com o melaço de beterraba da UE da nova safra com preços nesses níveis. Isso proporcionou alguma estabilidade no mercado, que tinha potencial para enfrentar ainda mais pressão inflacionária devido à contínua ausência de melaço de beterraba russo significativo no mercado. A oferta e a demanda se reequilibraram à medida que a demanda do setor de ração caiu, deslocada por melaço de cana mais barato ou outras commodities alimentares.

Os fatores macroeconômicos mais amplos estão afetando todos os mercados e, como observado, o melaço não está imune aos efeitos.

Olhando para os próximos meses, os mercados de melaço devem se beneficiar de uma oferta consistente e um pouco mais de estabilidade de preços. Os principais fatores a serem observados (além das situações macroeconômicas gerais) serão como a safra de cana indiana progride, os saldos finais da produção de melaço de beterraba na Europa e os movimentos dos preços do mercado de frete de navios-tanque.

Por Andrew Creasey - Czarnikow, via Udop

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização