MERCADO DE UREIA DEVE APRESENTAR QUEDA NOS PRÓXIMOS MESES
Após a Rússia reduzir o fluxo de gás da Europa, houve uma alta nos preços do gás natural. O cenário reflete diretamente no mercado de fertilizantes, já que a matéria-prima é fundamental para a amônia, que dá origem à ureia.
Porém, apesar do avanço nos preços do gás, a ureia ainda deve apresentar queda em seu valor no mercado internacional. É o que avalia a analista-chefe em fertilizantes da GlobalFert, Juliana Lemos, que foi entrevistada pelo Canal Rural nesta quarta-feira (27).
“Grandes consumidores, como os Estados Unidos, a China e a Índia, estão com uma demanda mais fraca” — Juliana Lemos
“O mercado como um todo está com a demanda menos aquecida neste momento. Grandes consumidores, como os Estados Unidos, a China e a Índia, estão com uma demanda mais fraca”, disse Juliana ao conversar com a jornalista Pryscilla Paiva, apresentadora do telejornal ‘Mercado & Companhia’.
Queda da ureia: exemplo na Índia
Para comprovar a baixa demanda pelo produto, a especialista mencionou um caso recente ocorrido no mercado indiano. “Nessas últimas semanas, a Índia lançou um leilão para uma grande compra de ureia”, introduziu a analista-chefe da GlobalFert. “A expectativa era a de que eles comprassem 1,6 milhão de toneladas… eles compraram apenas 500 mil toneladas”, continuou.
“[A Índia] sinalizou para o mercado uma redução na demanda, mostrou o desaquecimento” — Juliana Lemos
“[A Índia] sinalizou para o mercado uma redução na demanda, mostrou o desaquecimento. Com isso, o preço da ureia, que acaba tendo uma volatilidade maior, acabou caindo”, complementou Juliana Lemos ao reforçar que, ao menos em um mercado como a Índia, o valor de mercado da ureia já começou a cair — mesmo diante do cenário de conflito entre Rússia e Ucrânia.
Via Canal Rural