NOTÍCIAS

CENÁRIO ATUAL EXIGE PROFISSIONALIZAÇÃO DO PRODUTOR RURAL, DIZ CONSULTOR DO SEBRAE MINAS

Durante a Megacana TV desta quinta-feira, dia 14, o Consultor Especialista em Agronegócios do Sebrae-MG,  Eduardo Luiz Alves Ramos, afirmou que o agro, com a questão digital, tem se profissionalizado. Segundo ele, os produtores rurais, cada dia mais precisam de aperfeiçoamento da gestão do produto.

“Para nós do Sebrae, a propriedade rural é um negócio que precisa de rentabilidade. Os fornecedores e consumidores mudaram. Eles querem mais qualidade, mais produtividade e, por isso, o produtor tem que ter um grau de especialidade e profissionalização. O produtor tem que ser o senhor dos seus números, conhecer os custos e a produtividade, fazendo uma gestão eficiente”, disse.

Ramos lembrou ainda que o produtor brasileiro bate recorde de produção, trabalhando com sustentabilidade. No entanto, as lacunas que não são preenchidas, entre elas a gestão, precisa também ter eficiência nos números.

O consultor, que também é mestre em Agronegócio e pós-graduado em Administração Rural, destaca que o momento é desafiador para o agronegócio. “Estamos em um momento de custo de produção mais elevado, margens mais estreitas e, diante deste cenário, há pressão sobre os custos de produção. É necessária cautela, avaliar melhor os investimentos, buscar assistência técnica e consultores especializados que trabalhem o planejamento de safra, colheita e ficar de olho nos preços das commodities, mercado futuro e ser mais eficiente para dentro da porteira. Ou seja, olhar para dentro de forma prudente, buscando eficiência dos recursos”, afirmou.

Apoio – o Sebrae Minas conta com 10 unidades no estado e uma unidade do Agro em Belo Horizonte, com uma série de atividades para o produtor rural de assistência técnica e gerencial, como o projeto Educampo. São 1300 produtores na plataforma da entidade. A Unidade Regional do Triângulo atende seis microrregiões que englobam 45 municípios. Segundo o consultor, um time de especialistas em agronegócio está sendo montado para assistir ainda mais os produtores.

As entidades idealizadoras da Megacana Tech Show Brasil são a Canacampo e Siamig, e a realização está sob o comando da Agência Solis. Entre as empresas patrocinadoras do evento, estão: Ubyfol, Petribu, Coruripe e Koppert (Master) e PHC e H2Copla (Ouro).

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização