NOTÍCIAS

AGRICULTURA DE PRECISÃO ESTÁ EM EXPANSÃO E FALTA MÃO DE OBRA

O setor de Agricultura de Precisão tem sido cada dia mais requisitado pelos produtores rurais, com tecnologias em todos os patamares de acessibilidade, sendo um segmento em franca expansão, mas que falta mão de obra qualificada. É o que garante Matheus Oliveira Alves, Coordenador de pós-graduação em Agricultura de Precisão, da FAZU, em entrevista à Megacana TV de quinta-feira, dia 14.

Segundo ele, no setor sucroenergético, a agricultura de precisão atua desde o plantio até a colheita. “Atualmente não podemos fazer nada sem falar em agricultura de precisão. O setor sucroenergético faz uso contínuo de tecnologia. É um mercado em ampla expansão, mas que ainda falta mão de obra qualificada”, afirmou.

De acordo com o coordenador, no sucroenergético, a agricultura de precisão é utilizada no uso do piloto automático, plantio sistematizado, monitoramento via drone e satélites, controle mais assertivo das pragas -  o que evita doenças, além do uso da aplicação em taxa variável para ter redução de custo, evitando gastos desnecessários. “Há a colheita com precisão. Fez o plantio, fez as linhas e para ter eficiência da máquina na colheita e na longevidade do canavial, nós usamos a agricultura de precisão. Quando usamos tecnologia e fazemos o manejo do trato e de pragas correto, temos o aumento da produtividade”, disse.

O uso de drone também foi ressaltado por Ramos. Ele lembrou que o equipamento pode ser utilizado para identificar e quantificar as falhas de plantio, possibilitando fazer o replantio e mesmo projetar perda no local. Outra vantagem do drone indicada pelo especialista é o monitoramento para identificar gargalos e ataque de doenças, permitindo um controle mais assertivo. “Temos a possibilidade de usar o drone na aplicação de herbicidas de forma localizada ou a liberação de agentes biológicos adequadamente. Ou seja, ao invés de utilizar a equipe para controle de pragas, você coloca ela para executar outras atividades, e utiliza o drone ganhando eficiência nos processos em torno da cultura. E é preciso entender, ainda, que a agricultura de precisão está acessível para todos os produtores”, garantiu.

A Megacana TV é transmitida pelo Youtube, no canal da Megacana Tech Show Brasil. Os programas ficam disponíveis no canal. As entidades idealizadoras da feira são a Canacampo e Siamig, e a realização está sob o comando da Agência Solis. Entre as empresas patrocinadoras do evento, estão: Ubyfol, Petribu, Coruripe e Koppert (Master) e PHC e H2Copla (Ouro).

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização