NOTÍCIAS

Produtores de soja de Minas Gerais poderão plantar a partir de 16 de setembro

Antecipação do plantio foi autorizada com a publicação de portaria do IMA, que altera o período de abrangência do Vazio Sanitário.

Produtores de soja de Minas Gerais poderão iniciar o plantio a partir do dia 16 de setembro, mediante alteração no período de Vazio Sanitário e Controle da Ferrugem Asiática da Soja. A mudança foi oficializada pela portaria nº 1916 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), publicada no último dia 06, que estabelece o vazio sanitário de 77 dias, no período de 01 de julho a 15 de setembro. Vazio Sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja e prevê a eliminação e a proibição do cultivo, com o objetivo de evitar que o fungo causador da ferrugem da soja se multiplique durante o final da entressafra. “Antes os produtores deveriam aguardar até o dia 1º de outubro para começar o plantio e este ganho de 15 dias é muito significativo, especialmente quando as chuvas antecipam”, explica o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo), Marcos Brunozzi.

A Canacampo teve papel fundamental para esta conquista ao levar a demanda ao governo estadual. “No fim do ano passado, nosso ex-presidente e associado Ademir Ferreira de Mello Júnior apresentou este pedido. Levamos o assunto ao engenheiro agrônomo da Embrapa, Neylson Arantes, que preparou um laudo técnico atestando a viabilidade de antecipação do plantio”, esclarece o coordenador agrícola da Canacampo, Rodrigo Piau. 

Em março deste ano, a diretoria da Canacampo, por intermediação do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, participou de audiência com a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, e com o diretor geral do IMA, Thales Almeida Pereira Fernandes, para tratar do assunto. “A secretária compreendeu a nossa demanda e os trâmites foram rápidos, inclusive com a aprovação na Câmara Técnica de Defesa Agropecuária ainda em março”, completa. A proposta teve o apoio da Aprosoja Minas Gerais e do Sindicato Rural de Campo Florido.

“A nossa diretoria abraçou esta ideia de alterar o período de abrangência do Vazio Sanitário e atuou junto aos órgãos responsáveis para buscar a mudança. Estamos satisfeitos em contribuir com este trabalho, que vai beneficiar todos os produtores de soja do estado de Minas Gerais”, destaca o presidente Marcos Brunozzi. Estão excluídas do Vazio Sanitário as áreas de pesquisa científica, de produção de sementes genéticas e em casos de frustação de safra, quando autorizadas, controladas e monitoradas pelo IMA. Quem não cumpre as regras estabelecidas está sujeito ao recebimento de auto de infração expedido pelo instituto. 

Juliana Fidelis (14/05/19)
Assessoria de Imprensa

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização