PREÇO DO AÇÚCAR BRUTO CAI PARA PERTO DE MÍNIMAS DE DUAS SEMANAS
O açúcar bruto negociado na bolsa ICE atingiu uma mínima de quase duas semanas nesta quinta-feira, 26, com temores de que o maior produtor, o Brasil, tentará reduzir os preços de combustíveis por um projeto tributário.
A queda dos preços do setor de combustíveis tenderia a levar as usinas de cana no Brasil a aumentar a produção de açúcar às custas do etanol, que concorre com a gasolina no Brasil.
O açúcar bruto de julho caiu 0,14 centavo, ou 0,7%, a 19,54 centavos de dólar por libra-peso, após atingir seu menor nível desde 13 de maio, a 19,27 centavos.
Negociantes citados falam que o Brasil se move para cortar o ICMS em uma tentativa de baixar os preços da gasolina. Isso pesaria nos preços do etanol e, por sua vez, do açúcar, pois a produção do adoçante aumentaria.
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira proposta que limita a alíquota do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) que incide sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo, e a medida será agora analisada pelo Senado.
Por sua vez, o açúcar branco de agosto subiu US$ 1,50, ou 0,3%, indo para US$ 565,40 por tonelada.
Marcelo Teixeira e Maytaal Angel
FONTE: REUTERS