INSETICIDA JUNTO À VINHAÇA X CORTE DE SOQUEIRA. QUAL OPERAÇÃO É MAIS EFICIENTE?
Na última quinta-feira (19), a pesquisadora do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), Leila Luci Dinardo-Miranda, falou sobre o manejo integrado de pragas durante a segunda edição do “Encontro Amigos da Cana”, promovido pela IHARA em Piracicaba/SP. Um dos assuntos abordados durante a palestra foi a aplicação de inseticidas junto à vinhaça para o controle de pragas e, especialmente, do Sphenophorus levis. Uma prática que vem ganhando força nos últimos anos, mas que ainda gera muitas dúvidas entre os profissionais do setor.
A pesquisadora relatou que, ao longo dos últimos dois anos, conduziu uma série de experimentos em várias usinas com o intuito de validar essa operação. Os ensaios foram realizados, majoritariamente, durante os meses mais secos do ano, período que concentra a maior parte da safra no Brasil.
No entanto, Leila revelou que o uso de inseticidas junto à vinhaça tem se mostrado uma prática pouco eficiente. Segundo ela, embora seja uma operação mais cara e complicada, o corte de soqueira ainda apresenta uma eficiência melhor. “Caso a usina realmente precise ou queira aplicar esses produtos junto à vinhaça, recomendo que o faça em canaviais menos nobres, ou seja, aqueles que estejam em cortes mais avançados e de menor potencial produtivo.”
Confira a análise e as orientações passadas por Leila:
https://www.youtube.com/watch?v=gsQrDVdkCm8
FONTE: CanaOnline