NOTÍCIAS

[AGROTEMPO] FORMAÇÃO DE FRENTE FRIA TRAZ TEMPORAIS

A sexta-feira (22/04) será marcada pela formação de uma frente fria no sul do país. Essa frente fria é resultado da presença de uma área de baixa pressão e do suporte de ar quente e úmido vindo da região amazônica.

As chuvas podem ser intensas e acompanhadas de eventos de tempo adverso como granizo graúdo, vendavais e volumes expressivos em curtos períodos de tempo. Entretanto, essas instabilidades mais fortes ficam restritas ao sul do país.

Já na parcela central, sudeste e interior do nordeste é o tempo firme que predomina. E com a maior presença do sol, as temperaturas se elevam no período da tarde, podendo superar a marca dos 35°C em algumas regiões. 

O tempo seco e quente, agrava a perda de água do solo, causando uma diminuição do potencial produtivo de algumas culturas em desenvolvimento nesta região do país.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades tropicais e o corredor de umidade na faixa norte, garantem as chuvas volumosas na metade norte da região. Contudo, sobre o oeste do AM, AC, RO e sudoeste do PA as projeções indicam um tempo mais seco. Os maiores volumes vão ocorrer sobre Santarém, Oiapoque, Parintins e Nordeste de Roraima.

Região Nordeste

Há potencial para chuvas em boa parte da região, porém na parcela central do nordeste o predomínio será de tempo seco. As variáveis que favorecem essas chuvas sobre a região são os ventos oceânicos no Recôncavo Baiano e o corredor de umidade conhecido como ZCIT na faixa norte. Os volumes podem ser expressivos entre o norte do CE e MA. Com chuvas significativas sobre as regiões da Ibiapaba, Campo Maior até a Baixada Maranhense.

Região Centro-Oeste

O tempo terá predomínio de Sol em praticamente todas as áreas da região. Mesmo com a formação da frente fria pelo sul do país, as instabilidades ainda não avançam de forma expressiva para o centro-oeste. Além disso, as temperaturas seguem elevadas no sudoeste do MT e oeste do MS, com índices de umidade relativa abaixo do ideal. As chuvas podem ocorrer na metade norte do MT, com os maiores volumes concentrados na grande região de Aripuanã e no extremo sul do MS.

Região Sudeste

O predomínio de uma área de alta pressão em 5 km de altitude impede a formação das nuvens carregadas sobre a região. Apesar disso, devido à proximidade com as instabilidades no sul do país, algumas áreas no entorno de Registro no sul de SP podem registrar algumas pancadas passageiras. O grande destaque, além do tempo seco, é a grande variação de temperatura ao longo do dia. O amanhecer é ameno, mas no período da tarde os termômetros passam dos 33°C no norte de MG e oeste de SP.

Região Sul

As instabilidade ganham intensidade sobre a região sul. E quem está provocando isto é a formação de uma nova frente fria na região. Além da presença dessa frente fria, a corrente de vento conhecida como Jatos de Baixos Níveis, traz o ar quente e úmido da região amazônica para o sul. Este fator favorece a formação de nuvens muito carregadas e que podem ocasionar algum evento de tempo adverso. As áreas que poderão registrar fenômenos como granizo, vendavais e tempestades ficam entre o oeste de SC e sudoeste do PR. Também pode chover em todo o RS e leste de SC, apenas no extremo norte do PR o tempo prevalece seco.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima


FONTE: AGROLINK

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização