SAFRA IMPACTA NA REDUÇÃO DO PREÇO DO ETANOL EM POSTOS
Com o aumento da produção de etanol em Mato Grosso e no país, os consumidores devem sentir alívio no bolso ao abastecer os veículos nas próximas semanas. Essa é a expectativa do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool), que estima maior produção do combustível de milho e cana de açúcar.
A diretora-Executiva do sindicato, Lhais Sparvoli, explica que um conjunto de fatores contribuíram para a elevação dos preços nos postos, entre eles o aumento do dólar, do barril de petróleo e também a subida da demanda após as pessoas saírem mais de casa por conta da redução dos casos de covid-19.
Havia demanda reprimida por conta do incentivo ao isolamento social e que subiu com as flexibilização, contudo a produção não acompanhou o aumento repentino dos combustíveis, o que ajudou na inflação dos valores. Há poucas semanas, o preço do litro de álcool chegou a R$ 5,17 em Cuiabá e, depois, começou a baixar, sendo encontrado a R$ 4,49 em alguns postos.
“A oferta e demanda vai sempre balizar o preço. O etanol é um substituto à gasolina e temos uma frota de 70% de veículos leves flex. Quando tenho um cenário de alta no preço da gasolina, é natural que o consumidor migre para o etanol, gerando uma demanda altíssima em um curto espaço te tempo. Infelizmente não posso dizer que só o aumento da oferta de etanol em Mato Grosso vai baixar os preços. Este é só um fator, mas ajuda. Temos agora uma expectativa de redução de preços”, explica a diretora.
Na avaliação da diretora, se o cenário seguir como está é esperada redução ou pelo menos manutenção dos preços.
“A questão dos preços do álcool é pontual. Vamos entrar em uma nova safra de cana de açúcar. Acredito que isso vá favorecer a questão dos preços. O mercado oscila bastante”, destaca o presidente do Sindicato, Silvio César Pereira Rangel.
Fonte: Gazeta Digital